Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE)

O Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) foi criado por meio da Resolução nº 44/2015 do Conselho Universitário, sendo desmembrado do Centro de Ciências Agrárias (CCA). É uma unidade acadêmico-administrativa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a missão de possibilitar à comunidade do sul capixaba o acesso à instituição de ensino superior pública, permitindo a formação e qualificação de recursos humanos.

O CCAE fica localizado no campus da Ufes no município de Alegre, no sul do Estado, a 196 quilômetros de Vitória. Possui os seguintes departamentos: Ciências Florestais e da Madeira, Engenharia Rural, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Produção Vegetal e Zootecnia. Oferece sete cursos de graduação: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Química, Medicina Veterinária e Zootecnia. O Departamento de Ciências Florestais e da Madeira está localizado na unidade instalada no município de Jerônimo Monteiro.

O CCAE possui três Áreas Experimentais que estão localizadas no distrito de Rive, em Alegre, e nos municípios de São José do Calçado e Jerônimo Monteiro. As principais finalidades das Áreas Experimentais são: apoiar e colaborar, prioritariamente, com os cursos da área de Ciências Agrárias no ensino, na pesquisa e na extensão; apoiar outros cursos do CCAE e do CCENS em atividades didático-científicas e no desenvolvimento institucional; servir de base para a produção de conhecimento e transferência tecnológica.

O CCAE mantém em sua estrutura o Hospital Veterinário (Hovet) – o único de instituição pública do Espírito Santo – que funciona como principal laboratório de formação acadêmica para os estudantes do curso de Medicina Veterinária e de pós-graduação em Ciências Veterinárias, e onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. No Hovet são desenvolvidos diversos projetos voltados para o atendimento à comunidade de Alegre e região, incluindo programas rurais.

Fale conosco:

E-mail: secretaria [dot] ccae [at] ufes [dot] br
Telefone: +55 (28) 3552-8991 / 8774
Lista de contatos: www.alegre.ufes.br/fale-conosco
Fanpage: https://www.facebook.com/alegreufes
Sítio: http://www.alegre.ufes.br/

Graduação Pós-Graduação

Campus de Alegre

O Campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo está localizado na região sul do Espírito Santo e oferta 17 cursos de graduação, oito cursos de mestrado e três de doutorado.

Com o desmembramento do extinto Centro de Ciências Agrárias (CCA), passou a abrigar dois centros de ensino denominados Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), sendo que ambos compartilham o mesmo espaço físico, com atividades de ensino, pesquisa e extensão, em articulação com os cursos de graduação e as coordenações dos programas de pós-graduação.

CCAE

Diretor: Prof. Dirceu Pratissoli