Últimos dias de inscrição para o curso gratuito de árabe. Aulas começam dia 4

02/03/2017 - 16:02  •  Atualizado 03/03/2017 12:58

Começa neste sábado, 4 de março, no campus de Goiabeiras, uma nova turma do curso gratuito de árabe. A aula inaugural será ministrada às 14 horas, no Salão Rosa do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no prédio ED-2, campus de Goiabeiras.

O curso já conta com 270 inscritos. Os interessados devem entrar em contato por meio do telefone 3145-5384 ou acessar o grupo do curso no Facebook: https://www.facebook.com/groups/871068722949388/ . Inscrições podem ser feitas diretamente por meio do endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/1PQQP_grNtu4ei1VGxJdfaggbST2Drg6ezF-_4xjV6ng/prefill .

Na aula inaugural será feita uma apresentação do curso, a divisão dos inscritos em turmas, uma apresentação da cultura árabe, o relato de refugiados sírios sobre suas condições de vida e chegada ao Espírito Santo, e a apresentação do trabalho da missionária e ex-aluna do curso de Direito da Ufes, Laise Sindra, para apoio e acolhimento de refugiados no Brasil. Ao final, a professora do curso de Direito, Brunela Vincenzi, dará as boas-vindas aos participantes em nome da Ufes e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

O curso faz parte do projeto de extensão “Árabe Vitória”, que objetiva aproximar a comunidade capixaba da língua e cultura árabe. Qualquer pessoa interessada pode participar, não sendo necessário ter vínculo com a Universidade.

Módulos

As aulas são gratuitas e ministradas sempre aos sábados, das 14 às 16 horas, pelo professor líbio Hadi Ahmed Khalifa, em quatro módulos de 80 horas, totalizando carga horária de 320 horas. A cada módulo será emitido um certificado para os participantes.

Segundo o professor Hadi Khalifa, o projeto vem surpreendendo a cada ano.  “O interesse pela cultura e pela língua árabe sempre despertou muita curiosidade no ser humano. Pessoas do mundo todo estudam a língua, seja para o trabalho, viagem, religião, cultura ou lazer”, afirma.

A língua árabe é idioma oficial em 26 países, mas, por ser um idioma no qual o Corão, o livro sagrado do Islã, foi escrito, a língua é corrente em 58 países. Ao todo, mais de 500 milhões de pessoas falam o idioma.

O Projeto “Árabe Vitória” é realizado em parceria com o programa “Entre Comunidades”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Ele conta com o apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Melo, um selo que a Ufes recebeu das Organizações das Nações Unidas (ONU) pelo reconhecimento dos trabalhos desenvolvimentos na Universidade na área de Direito Internacional e refugiados.

Texto: Jorge Medina e Thereza Marinho