2º Seminário sobre Poluição do Ar e Saúde Humana apresenta novas pesquisas

05/12/2018 - 13:37  •  Atualizado 07/12/2018 08:30

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) realiza nesta quinta-feira, 6 de dezembro, o 2º Seminário sobre Poluição do Ar e Saúde Humana. O evento acontecerá das 16 às 18 horas, no auditório da Engenharia Mecânica, no prédio CT-III (Centro Tecnológico), no campus de Goiabeiras. Serão disponibilizadas 60 vagas, para toda a comunidade.

No evento, que recebe a colaboração da SOS ES Ambiental, serão apresentadas duas palestras, ministradas pelos professores Paulo Roberto Prezotti Filho, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e Faradiba Sarquis Serpa, da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), ambos doutorandos de pós-graduação em Engenharia Ambiental, na Ufes. Os assuntos abordados relacionam-se às pesquisas desenvolvidas por eles no PPGEA.

Os certificados poderão ser solicitados no final do Seminário. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Doenças respiratórias

A palestra ministrada pela professora Faradiba terá como tema a poluição do ar, um problema de saúde pública que pode prejudicar especialmente as crianças. Serão abordadas questões como as principais fontes de poluentes atmosféricos nas áreas urbanas e a relação delas com a origem de sintomas clínicos, e com o maior número de hospitalizações e óbitos por doenças respiratórias.

A pesquisadora irá apresentar um estudo longitudinal realizado para avaliar os efeitos dos poluentes atmosféricos em desfechos clínicos e parâmetros de função pulmonar de crianças e adolescentes do município de Vitória.

A palestra do professor Prezotti também aborda a questão das doenças respiratórias, relacionadas aos níveis de concentração de poluentes e às condições climáticas. O enfoque do estudo, porém, é a prescrição de antibióticos no tratamento de infecções respiratórias, uma das principais causas de atendimentos de emergência.

A pesquisa que será apresentada propõe a utilização do modelo Pinar Sazonal para análise do número de pessoas que receberam antibiótico para tratamento de doenças respiratórias do sistema público de saúde do serviço de emergência da região de Vitória - ES (Brasil).

Desde o ano 2000, a Ufes conta com um Núcleo de Estudo da Qualidade do Ar, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, no qual são efetuados diversos estudos científicos relacionados à quantificação e minimização das emissões; à dispersão atmosférica dos contaminantes provenientes destas emissões; e ao impacto ambiental causado quando os contaminantes atmosféricos atingem os receptores.

Texto: Nábila Corrêa
Imagem: ONUBR