5 de maio: Ufes completa 63 anos e reitor fala sobre os desafios da instituição

05/05/2017 - 10:09  •  Atualizado 08/05/2017 15:21

No aniversário da Universidade, o reitor Reinaldo Centoducatte faz uma análise da história e dos desafios enfrentados pela instituição:

Neste dia 5 de maio a Ufes cumpre mais uma etapa de sua história, ao completar 63 anos de trajetória voltada para o ensino superior público. Fundada em 1954 como universidade estadual, foi federalizada em 1961, e manteve em sua linha do tempo o permanente movimento de avançar no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da formação acadêmica de qualidade em diferentes áreas do conhecimento.

Esse dinamismo para formar recursos humanos capazes de atuar no mundo do trabalho e para o pleno exercício da cidadania marca essa história de pouco mais de seis décadas.

Todos os indicadores recentes, sejam no ensino de graduação e de pós-graduação, na pesquisa e na extensão, na produção científica e tecnológica e na oferta de serviços à comunidade, evidenciam e consolidam a Ufes como destacada instituição do Estado e do País.

Em seu percurso histórico, a Ufes soube enfrentar adversidades e buscar os caminhos seguros para continuar a cumprir a sua missão na educação superior.

É de amplo conhecimento que, no tempo atual de cenário econômico recessivo e de instabilidade política, a Ufes – assim como as demais universidades

públicas – é fortemente atingida com cortes orçamentários acentuados que comprometem o seu funcionamento. As graves restrições orçamentárias dificultam a manutenção das nossas atividades acadêmicas e administrativas, e impõem preocupantes limites à capacidade de investimentos da Universidade.

Plano de gestão

Deste modo, temos desenvolvido um rigoroso plano de gestão de modo a não comprometer as atividades essenciais. Entretanto, a insegurança e as incertezas quanto ao futuro da universidade brasileira neste cenário não constituem desânimo.

Ao contrário, temos renovado nossas energias e buscado alternativas concretas para o enfrentamento da crise que se agiganta. Com planejadas ações de redução de gastos, buscamos manter a Universidade no prumo, em sintonia com os anseios da sociedade.

Mesmo neste cenário, mantemos os nossos compromissos. Expandimos a oferta de cursos de graduação com maior ocupação das vagas oferecidas.

Evoluímos na pós-graduação com mais cursos e mais estudantes matriculados, com maior produção de pesquisas. Com elevado esforço, mantivemos a consistente política de assistência estudantil, sobretudo diante do acelerado processo de inclusão social que alcançamos no ambiente acadêmico, destacando a acertada decisão de aderirmos integralmente ao Sisu.

Intensificamos a relação com a sociedade com a ampliação e consolidação de programas e projetos de extensão universitária. Aperfeiçoamos os serviços de atenção às pessoas que integram a comunidade universitária, e modernizamos com planejamento as ações da gestão, estabelecendo descentralização e prioridades administrativas.

Ao completar 63 anos, a Ufes se renova como uma instituição transformadora e preparada para enfrentar os desafios. A missão que lhe foi confiada desde 1954 permanece viva e presente.

As dificuldades da uma complexa crise conjuntural em curso no País comprometem o sistema público de ensino superior, ameaçam a sua sobrevivência, e impõem obstáculos concretos. Contudo, a comunidade universitária saberá, mais uma vez na história da Universidade, enfrentar, refl etir, se manifestar e colaborar com a sociedade nesse tempo adverso, e se lançar na direção de um futuro de desenvolvimento da educação e de um Brasil social e economicamente justo.

Reinaldo Centoducatte
Reitor da Ufes