9º simpósio sobre café conilon será aberto nesta sexta, 11, em plataforma on-line

O 9º Simpósio do Produtor de Conilon, uma realização da Ufes e da Empresa Júnior de Agronomia da Universidade (Projagro/Ufes), será aberto nesta sexta-feira, 11, em plataforma on-line. O evento foi produzido em vídeos que ficarão disponíveis para acesso público, com temas de interesse para cafeicultores e para a comunidade em geral.

“Nessa nona edição, em função da pandemia da COVID-19, não podemos ter nossos auditórios lotados como nos anos anteriores, mas essa situação nos abriu outra possibilidade: falar também para o Brasil e para o mundo de forma virtual”, afirma o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes (PRPPG) e coordenador geral do Simpósio, Fábio Partelli. “Esperamos ter acessos de produtores do Espírito Santo, dos estados da Bahia e de Rondônia e de países como Portugal, Angola e Moçambique”, complementa Partelli, citando os estados e países que têm produção importante de café conilon.

O vídeo de abertura do evento conta com a participação do reitor da Ufes, Paulo Vargas; do diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Antonio Favero Filho; do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fetaes), Júlio Cézar Mendel; do extensionista do Incaper Nilson Barbosa; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha Júnior; e do presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Espírito Santo (Cafesul), Carlos Renato Theodoro.

Palestras

Segundo o professor Partelli, o seminário trará informação não apenas para os cafeicultores, mas para os consumidores do produto, como a palestra que abordará a relação entre café e saúde, que será ministrada pelo professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes José Geraldo Mill. Outros temas de palestras são Adubação de plantio e formação; Manejo de irrigação para alta produtividade; Desafios do agro brasileiro; e Sistema de implantação do cafeeiro com mamoeiro. Veja a programação completa no site https://cafeconilon.com/.

Para garantir o debate dos temas abordados, foi criada uma seção de perguntas e respostas na plataforma a partir de questões aos palestrantes enviadas pelos seguintes convidados: Paulo Foletto, secretário de Agricultura; Lourenço Alfredo Magalhães, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Nacional do Café da Angola; Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura; Manuel Correa, professor da Universidade de Lisboa; Eduardo Bertolini, cafeicultor e membro do Grupo Técnico em Cafeicultura (GTEC); e Claudia Gregório, jornalista âncora do Jornal do Campo, veiculado pela TV Gazeta.

“O seminário é uma contribuição da Ufes para a sociedade capixaba, seja para melhorar o manejo do café, seja para fornecer mais informações ao consumidor sobre esse produto extraordinário que gera renda e divisas para o estado e o Brasil”, diz Partelli. Além das palestras gravadas, o conteúdo do seminário foi editado em livro com tiragem de mil cópias impressas para distribuição gratuita e disponibilização on-line em formato PDF.

Experiências de sucesso

Uma das seções do seminário é destinada às experiências de sucesso na produção de café conilon. De Muqui, a cafeicultora Eliane Almeida fala sobre o tema O empoderamento das mulheres na cafeicultura. Outra experiência apresentada será a do produtor de Santa Tereza Luís Carlos da Silva sobre Conilon especial. Gustavo Sturm, de Teixeira de Freitas, Bahia, discorrerá sobre Fermentação de café.

A programação prevê, ainda, homenagens aos cafeicultores Silvestre Baiôco Filho, conhecido como Senhor Pepe, de Aracruz, e aos irmãos Isaac e Lucas Venturim, de São Gabriel da Palha. “Desde o quinto simpósio, elegemos pessoas que se destacam no setor. Estamos homenageando os irmãos Venturim, jovens pioneiros na produção de café de qualidade e na área de torrefação. Também o senhor Pepe, que tem um fantástico trabalho de adensamento e seleção de materiais superiores”, explica Partelli.

Como em anos anteriores, serão apresentadas as doações entregues pela organização do evento para duas instituições de assistência social - Lar dos Velhinhos e Projeto Araçá, localizadas em São Mateus.

O Simpósio conta com apoio das seguintes empresas e entidades: Fapes, OCB-ES, Stoller, Ihara, BioGrow, Basf, Syngenta, Agrigento, Defesa Agrícola, Cooabriel, Coopbac, Coopeavi, Viveiro Marinato, Nova onda, Revista Safra-ES, Incaper, Jisa Agrícola, CNA, Fetaes, Faes, Cafesul e Soil.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: professor Fábio Partelli

Categoria:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 2 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 9 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.