Ações de extensão captam mais de R$ 1 milhão em recursos

15/07/2013 - 17:47  •  Atualizado 17/07/2013 09:34
Compartilhe

Por Ana Paula Vieira

Quatorze ações de extensão da Ufes foram aprovadas no edital 2013 do Programa de Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação (MEC). Juntas, elas captaram R$ 1.434.381,60 em recursos que estarão no orçamento de 2014 da Universidade e serão direcionados para a estruturação e desenvolvimento das ações. 

Seis propostas obtiveram nota máxima no edital, o que, na opinião do pró-reitor de Extensão da Ufes, Aparecido José Cirilo, mostra a qualificação da demanda e a qualidade dos projetos submetidos. Além disso, ele ressalta que o bom resultado é reflexo de um trabalho de adequação das propostas ao edital: os projetos submetidos passam por uma pré-seleção na Pró-Reitoria e ainda por uma “lapidação” que, segundo o pró-reitor, se mostrou fundamental para as aprovações. “Muitas vezes, tentamos agregar projetos que podem juntos formar um programa, ou sugerir novas linhas onde a ação pode se encaixar melhor. Esse foi o nosso grande diferencial esse ano”, afirmou Cirilo.

 As ações abrangem todos os campi da Ufes: quatro são do campus de Maruípe, seis de Goiabeiras,  três do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, em São Mateus, e uma do Centro de Ciências Agrárias, em Alegre. Elas englobam temas como a formação em Libras, acervo digital de arte contemporânea, formação de jornalistas para promoção dos Direitos Humanos, atenção à saúde da mulher e o resgate de aspectos culturais de comunidades quilombolas. 

Extensão

Caracterizadas pela interação com a comunidade, de acordo com Cirilo, as iniciativas extensionistas contribuem para o crescimento de alunos e professores. “A extensão aproxima a formação acadêmica do cotidiano da comunidade em geral e, ao mesmo tempo em que contribuem para uma atualização dos professores, mostram para os alunos a vivência prática da profissão”, enfatizou.  

O pró-reitor ressalta ainda que o resultado do Proext contribui para o fortalecimento e consolidação da política de extensão na Universidade. “Esse aporte financeiro é muito significativo para a extensão universitária na Ufes. A captação própria dos projetos aumenta a possibilidade de oferta de bolsas, os recursos para materiais de consumo, equipamentos, passagens, diárias e contração de serviços. Isso reflete a profissionalização da extensão”, analisa o gestor. 

 

Confira a lista das ações contempladas no link abaixo.