Abertas as inscrições para o I Seminário do Samba Capixaba

31/05/2017 - 18:22  •  Atualizado 01/06/2017 18:17
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o I Seminário do Samba Capixaba, que será realizado entre os dias 4 e 6 de agosto, no campus de Goiabeiras da Ufes. O seminário será promovido pelo Instituto Raízes e conta com a parceria da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), por meio do Fundo Estadual de Cultura, e da Secretaria de Cultura da Ufes.

Serão disponibilizadas 150 vagas gratuitas e os interessados podem se inscrever por meio do link http://bit.ly/Iseminariosamba , até o dia 18 de junho.

Também estão abertas as inscrições de trabalhos para apresentação no seminário. O prazo para entrega é até o dia 11 de junho. Os participantes que apresentarem trabalhos no seminário, especialmente sambistas e suas comunidades, poderão ser selecionados para publicação no Caderno Vitória do Samba. A proposta é oportunizar os sambistas e pesquisadores a tornarem públicas suas pesquisas sobre a tradição do carnaval capixaba, que acontece desde 1955.

Todos os participantes que obtiverem a frequência igual ou maior que 75% receberão certificado, emitido pela Secretaria de Cultura da Ufes, com a carga horária total das atividades desenvolvidas.

Tradição

O seminário, que terá como tema “Tradição e Transformação”, tem o objetivo de oportunizar o aperfeiçoamento e a socialização de trabalhos desenvolvidos pelos sambistas, artistas populares, pesquisadores e agremiações carnavalescas do Espírito Santo.

Outra proposta é promover a formação e a qualificação dos sambistas e interessados na temática, fortalecendo a perpetuação dessa arte popular ligada ao samba capixaba.

Instituto Raízes

O Instituto Raízes foi criado por moradores das comunidades Piedade e Fonte Grande. O grupo atua desde 2008 buscando o fortalecimento do samba em suas comunidades, com o desenvolvimento de atividades socioculturais com público de diferentes faixas etárias e territórios.

 

Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho