Abertas as inscrições para o VestUfes 2014

23/09/2013 - 18:59  •  Atualizado 26/09/2013 09:49

Por Hélio Marchioni e Thereza Marinho

Estão abertas as inscrições para o VestUfes 2014. Os candidatos interessados em participar do processo seletivo têm até o dia 23 de outubro para realizar sua inscrição em um dos 79 cursos oferecidos pela Universidade e concorrer a uma das 4.266 vagas ofertadas.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, pode ser paga em qualquer agência bancária até o dia 25 de outubro.

O edital de abertura das inscrições do VestUfes 2014 (em anexo) foi publicado no dia 21 de setembro no site da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV): www.ccv.ufes.br. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site e o interessado deve preencher o requerimento de inscrição e estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem). A CCV utilizará as notas das provas objetivas do Enem 2013 para a 1ª etapa do processo seletivo.

As provas da 2ª etapa serão realizadas nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, nas cidades de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Alegre e São Mateus. O resultado final está previsto para o dia 8 de março.

No ato da inscrição o candidato deve escolher se vai concorrer ou não pela reserva de vagas que destina, no mínimo, 50% das vagas para aqueles que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

Novidades

Para este processo seletivo, uma das novidades é a abertura do curso de Pedagogia, com 50 vagas, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). Também no Ceunes o curso de Enfermagem vai ofertar mais 24 vagas.

Já no campus de Goiabeiras não serão ofertadas vagas para os cursos de Letras Português-Italiano e Letras Português-Espanhol. No entanto, haverá seleção para o curso de Letras Português-Francês. Isso acontece porque o projeto político pedagógico dos cursos de Letras Neolatinas prevê a alternância na oferta de vagas para cada curso.

Além disso, no VestUfes 2014 a Ufes não ofertará vagas para o curso de Tecnologia Mecânica.

Isenção

Os candidatos que quiserem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição devem apresentar o requerimento até o dia 9 de outubro.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o candidato deve possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ter concluído ou estar na última série do Ensino Médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral em escola da rede privada e estar efetivamente inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem). O edital completo estará disponível no site da CCV (www.ccv.ufes.br) a partir do dia 14 de setembro.

A divulgação dos candidatos que estarão isentos do pagamento da taxa está prevista para o dia 16 de outubro.