Abertura do processo de revisão do PDI nesta terça, 27, também será transmitida via web. Participe!

26/08/2019 - 17:16  •  Atualizado 27/08/2019 12:02
Compartilhe

A Ufes inicia nesta terça-feira, 27 de agosto, em evento no Cine Metrópolis (campus de Goiabeiras), o processo de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2020-2029. O evento, que será realizado a partir das 9 horas, é aberto a toda a comunidade universitária e à sociedade capixaba, e contará com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel e dos gestores da Universidade.

O evento também será transmitido via web por meio do link https://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=55568. 

Para falar sobre a importância do PDI e da participação de toda a comunidade no processo de revisão do documento, foram convidados o pró-reitor de Planejamento Frank Casado e o coordenador de Planejamento e Avaliação Fernando Barbosa, ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Propósitos

O PDI é um documento oficial e formal exigido pelo Ministério da Educação (MEC), que reúne um conjunto de propósitos a serem cumpridos para que a instituição evolua do estado atual para um estado desejado, promovendo melhorias em todos os setores. Além de trazer informações gerais sobre a universidade, o documento apresenta objetivos estratégicos, metas a serem realizadas e indicadores para sua mensuração.

“O PDI é o principal instrumento de gestão da instituição e dá transparência às ações institucionais, mostrando para a sociedade como a Ufes atuará nos próximos dez anos”, explica o presidente da Comissão Executiva para Revisão do PDI da Ufes, Pedro Paulo da Cunha.

Canais de comunicação

O PDI é um documento que deve ser elaborado não só pelos gestores, mas também pelos membros da comunidade universitária e da sociedade em geral. Para isso, serão disponibilizados canais de comunicação para que todas as pessoas possam ser ouvidas.

“É fundamental que haja uma ampla participação. Quando isso acontece, conseguimos incluir no documento os diversos olhares e perspectivas sobre a Universidade, propostas concretas de quem enxerga a instituição e muitas vezes vivencia os problemas por outro ângulo”, destaca Cunha.

O processo de revisão do PDI envolve as seguintes etapas: organização, preparação, elaboração e finalização. Logo após o evento de lançamento, terá início a etapa de discussão dos eixos temáticos pelas comissões específicas; de reuniões presenciais com as unidades acadêmicas e com a sociedade organizada; e de consulta pública à comunidade universitária, aos egressos e à sociedade, por meio do sistema de enquetes da Ufes.

 

Texto: Thereza Marinho