Ações, projetos e pesquisas da Ufes na área de acessibilidade serão destaque na Reconecta

29/11/2018 - 11:17  •  Atualizado 03/12/2018 15:33

A partir desta sexta-feira, 30, os projetos, pesquisas e ações voltadas para a acessibilidade desenvolvidos pela Ufes estarão sendo apresentados na primeira edição da Reconecta - Conferência e Exposição Estadual de Inclusão Social & Acessibilidade, que será realizada no espaço de eventos do Shopping Boulevard Vila Velha entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro.

O evento é organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) e contará com a parceria de diversas instituições e empresas públicas e privadas. Ao todo, serão 43 horas de programação, com o propósito de buscar soluções e políticas de integração, inclusão e acessibilidade. Todas as atividades são gratuitas.

A Reconecta tem o objetivo de ampliar e fortalecer o processo de inclusão das pessoas com deficiência. A construção do evento contou com a plena participação das pessoas com deficiência na criação, produção e exposição de conteúdos que fortaleçam o viés emancipatório da pessoa com deficiência. Segundo a comissão organizadora, a proposta do evento está alinhada ao plano nacional “Viver Sem Limites”, lançado pelo Governo Federal em 2014.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem um milhão de habitantes com algum tipo de deficiência e mais de 320 mil pessoas com deficiência severa no estado do Espírito Santo. Algumas nasceram ou se tornaram uma pessoa com deficiência, seja por violência urbana, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, práticas de esportes radicais e outros motivos.

Projetos e pesquisas

No estande da Ufes, os visitantes poderão conhecer ações e pesquisas nas mais diversas áreas que são desenvolvidas pela Universidade para pessoas com deficiência. Entre elas estão as pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia Assistiva, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (clique aqui e leia matéria produzida pela Revista Universidade), o Projeto Tato Comunidade: tecnologia assistiva e terapias ocupacionais para a comunidade, desenvolvido pelo curso de Terapia Ocupacional para auxiliar pessoas com disfunções que dificultam a utilização de objetos da vida diária; os projetos do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa), ligado ao Departamento de Educação Física e Desportos, e do Laboratório de Projetos em Design (ProDesign Ufes), Departamento de Desenho Industrial; e as ações do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) e outros.

Na segunda-feira, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, às 14h30, haverá uma apresentação cultural com pessoas atendidas pelo Laefa. Já às 16h45, o coordenador do Naufes, professor Douglas Ferrari, vai ministrar a palestra A Acessibilidade como um Direito Humano: a Ufes frente aos avanços e desafios.

O encerramento da Reconecta será às 21 horas, com uma palestra do primeiro deputado federal cego eleito, Felipe Rigoni.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Evandro Campos