Adriana Perin apresenta “Auto Eus: a ditadura da aprovação social” no Teatro Universitário

02/08/2019 - 16:58  •  Atualizado 05/08/2019 14:28

Estreando em sua terra natal, a atriz e dramaturga Adriana Perin traz para o Teatro Universitário, neste fim de semana, o monólogo Auto Eus: a ditadura da aprovação social. O espetáculo traz experiências da protagonista e faz releituras dessas histórias, criando uma personagem desconstruída como mulher. As apresentações acontecem neste sábado, 3, às 20 horas, e no domingo, 4, às 18 horas, no campus de Goiabeiras.

Em cena, a atriz-personagem narra uma espécie de jornada rumo à empatia por si mesma e, por consequência, pelo outro, buscando por aprovação social e enfrentando as frustrações que isso pode causar. O monólogo reflete uma ruptura da figura da mulher, que se entende livre e desobrigada de qualquer expectativa social. Além disso, questiona também os privilégios e abismos sociais, apresentando histórias densas sobre uma realidade aparentemente distante.

Escrito por Adriana em parceria com Raíssa Venâncio (diretora do espetáculo) e Paula Vilela (assistente de direção), e produzido no decorrer de sete meses, Auto Eus foi criado a partir das motivações afetivas, políticas e sociais das autoras. “Sempre nos perguntamos o que era importante ser falado neste momento, qual era o nosso discurso para ir ao palco em 2019. Ao longo dos ensaios, fomos encontrando a narrativa da peça e hoje entendemos que todo o trabalho nos faz muito sentido”, explica a atriz.

Apesar de ser um monólogo, o espetáculo conta com a participação de 22 pessoas, entre equipe de criação e técnicos.

Conexão

Após duas temporadas em cartaz no Rio de Janeiro, a atriz conta que, a cada apresentação, recebe novos comentários de pessoas relatando experiências pessoais conectadas à peça: “Percebo o quanto o tema é universal e o quanto precisamos falar desses assuntos”.

Para a diretora Raíssa Venâncio, o contato com a plateia é o que importa para os artistas: “Espero que a gente possa trocar afeto, pois não há nada mais bonito que conversar com o público depois das apresentações, acolhendo relatos e ressignificando nosso próprio trabalho”.

“Não fazemos nada sozinhos, e neste espetáculo, especificamente, o público está o tempo inteiro ‘dentro’ da peça. Tem que assistir para entender”, reforça Adriana.

Ela espera que haja conexão com o público durante as apresentações e que “seja um encontro entre muitos corações": “A sensação que tenho é que trazer nossa peça para o Espírito Santo está sendo um resgate ancestral para mim e uma linda possibilidade de falar sobre temas que tanto acredito”, analisa.

Lutas sociais

Adriana Perin nasceu em Vila Velha e iniciou seus estudos na Ufes em 2005, no curso de Comunicação Social. Dois anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro e finalizou seus estudos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “É muito especial me apresentar no Teatro Universitário, ainda mais por ter estudado aqui na Ufes. Sou formada em uma universidade pública, entendo a importância dessas instituições para o Brasil e penso que as lutas das universidades públicas ressoam muito com as lutas sociais que Auto Eus traz”.

Raíssa também destaca o significado de apresentar a peça na Universidade: “Entrei na Ufes pela primeira vez agora e é muito forte, faz todo o sentido estar dentro de uma universidade pública num momento tão difícil para a educação”, afirma.

O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, fala da importância de ter o espetáculo de uma atriz capixaba no palco do Teatro Universitário: “É muito bom este apoio que a Ufes dá à cultura e ao artista do Espírito Santo. A Adriana Perin é uma das boas novidades do teatro brasileiro, criativa e estudiosa. A peça Auto Eus qualifica a programação do nosso Teatro”.

Auto Eus: a ditadura da aprovação social é uma produção da Roda Filmes e da Brisa Filmes.

Texto: Adriana Damasceno