Alunos ingressantes do segundo semestre serão recebidos com eventos nos quatro campi

04/08/2019 - 10:46  •  Atualizado 07/08/2019 18:38

Os 2.456 estudantes que chegam, no segundo semestre deste ano, aos cursos de graduação da Ufes serão recepcionados por membros da Administração Central com eventos nos quatro campi da Universidade, entre os dias 7 e 19 de agosto. As solenidades de boas-vindas vão contar com a presença de representantes das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), além da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), da Editora da Ufes (Edufes), das direções dos Centros de Ensino e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Na recepção institucional, os novos alunos também serão convidados a participar da ação solidária para a arrecadação de alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis (infantis ou geriátricas), roupas para recém-nascidos e kits de higiene pessoal. O material arrecadado será entregue à Sociedade dos Amigos do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Sahucam), para doação aos pacientes carentes. A doação é voluntária e integra o calendário de atividades em comemoração aos 65 anos da Ufes.

Programação

Em Vitória, a programação do campus de Goiabeiras acontece no dia 7 de agosto, no Teatro Universitário. Com início às 14 horas, as atividades incluem apresentação cultural coordenada pelo professor do Departamento de Ginástica Antônio Carlos Moraes e a palestra Ética, Universidade e Formação Profissional, ministrada pelo professor do Departamento de Filosofia Maurício Abdalla Guerrieri. Já o campus de Maruípe recebe os estudantes no auditório Rosa Maria Paranhos no dia 8, às 8h30.

Nos dois campi, representantes da Prograd, da Proaeci, da Proex, da PRPPG e da SRI participam de uma mesa de conversa para informar sobre os projetos desenvolvidos e esclarecer dúvidas dos estudantes.

No interior do estado, as atividades de recepção aos alunos acontecem no Auditório Central do campus de São Mateus no dia 12, a partir das 18 horas. Em Alegre, os alunos ingressantes são aguardados na Quadra Coberta no dia 19, às 18 horas, onde o professor do Departamento de Geologia Éder Carlos Moreira ministrará a palestra Ética, Universidade e Formação Profissional.

Também nos campi de São Mateus e de Alegre, após a solenidade de boas-vindas, haverá mesa de conversa com a participação de membros da Prograd, da Proaeci, da Proex e da PRPPG.

Formas de ingresso

A Ufes recebe, semestralmente, alunos procedentes de diferentes formas de ingresso, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), remoção e reopção de curso, transferência, novo curso e aluno especial (estudante que já possui curso superior ou de outra instituição matriculado em disciplinas isoladas). Há ainda aqueles que ingressam em cursos que realizam processo seletivo específico, como é o caso do curso de Música.

Do total de ingressantes no segundo semestre, 2.037 são oriundos do Sisu, sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Texto: Adriana Damasceno