Anjos e Diabos do Espírito Santo - volume II é distribuído pela Livraria da Ufes

18/04/2016 - 16:40  •  Atualizado 20/04/2016 15:24
Compartilhe

A Livraria da Ufes distribui gratuitamente, a partir desta segunda-feira, 18, o novo livro do escritor e jornalista José Carlos Mattedi: “Anjos e Diabos do Espírito Santo: fatos e personagens da História capixaba – Volume II”. A obra traz artigos sobre figuras e registros históricos da terra capixaba e tem lançamento previsto para a Feira Literária Capixaba (Flic), que será realizada entre os dias 11 e 15 de maio.

“São catorze textos, divididos em duas partes: Memória Capixaba e Memória Pessoal. São páginas recolhidas, veiculadas em jornais, revistas e sites ao longo dos últimos anos, além de material inédito. Todos os artigos carregam histórias não-ficcionais, ou trazem reflexões sobre o cotidiano regional – espelhos da nossa alma de capixaba neste princípio de século XXI”, sublinha Mattedi.

Este é o 11º livro do escritor, que contou com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória. Em 2004, o autor lançou o volume I da obra. Doze anos depois ele volta a explorar o universo capixaba abordando temas como Porto da Pedra: vida e morte; A imprensa capixaba no século XIX; A primeira greve operária no ES; Caxirica: craque do futebol feminino capixaba; Aids no ES: o drama dos portadores do HIV; O dia em que o ES tremeu; e Memorial do samba (Novo Império, Pega no Samba e Unidos da Piedade), entre outros.

“Temos uma variedade e uma riqueza cultural e histórica enormes, ainda pouco exploradas e conhecidas. O livro apresenta personagens e fatos – esquecidos, desconhecidos, pouco divulgados, descobertos ou desenterrados – que não são lembrados nas obras sobre o Espírito Santo. A intenção é, ao revelá-los, não deixar que se percam na ventania do tempo, no poço raso da nossa memória”, pontua o escritor.

O autor

O capixaba José Carlos Mattedi é escritor e jornalista, bacharel em Direito e pós-graduado em História das Relações Políticas. Trabalhou nos principais veículos de comunicação do Espírito Santo, inclusive como correspondente em Brasília. Mattedi também é membro da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES).