Após votação, Cepe decide pela manutenção do calendário acadêmico

04/06/2020 - 18:44  •  Atualizado 05/06/2020 20:22
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O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes, em sessão virtual realizada na tarde desta quarta-feira, 3, decidiu pela manutenção do calendário acadêmico. A decisão foi tomada após votação na qual a maioria dos membros se manifestou favorável à permanência do calendário, que foi precedida de consulta aos centros de ensino e departamentos, conforme encaminhamento do Cepe em reunião anterior.

O Cepe, órgão central da Ufes em matéria de supervisão de ensino, de pesquisa e de extensão, é composto pelo reitor (presidente); pelo vice-reitor; por representantes de todos os centros de ensino; pelos pró-reitores de Graduação, de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação; e por representantes do corpo técnico-administrativo em Educação e do corpo discente.

Após a votação, foi decidido também que a forma de reorganização das atividades previstas no calendário será proposta pelas comissões que compõem o Cepe – de Ensino de Graduação e Extensão; de Política Docente; e de Pesquisa e Pós-Graduação – juntamente com as pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Extensão (Proex).

Soluções

Atualmente, as unidades acadêmicas e administrativas da Ufes estão discutindo uma proposta dos planos de Contingência e de Biossegurança, encaminhados pela Administração Central da Ufes no dia 26 de maio, com propostas para a construção de soluções a serem implementadas durante o período de isolamento social e considerando um cenário futuro pós-pandemia.

As unidades terão prazo até 26 de junho para encaminharem contribuições visando à formulação dos planos a serem adotados pela Universidade. 

O reitor Paulo Vargas afirma que essa participação das unidades acadêmicas e administrativas é muito importante para que os planos possam contemplar as diversas especificidades dos cursos e dos locais de trabalho. “Esperamos que a comunidade possa discutir esses documentos e detalhá-los conforme a particularidade de cada unidade. A partir daí, vamos organizar as contribuições e gerar uma proposta ainda mais precisa, considerando um retorno gradual das atividades presenciais, quando for possível”.

 

Texto: Thereza Marinho