Artigo de mestrando da Ufes conquista 2º lugar em concurso nacional

O artigo O papel do espelho de juízes na formação dos magistrados, que teve como coautor o mestrando em Filosofia da Ufes Wilson Lemke, recebeu o 2º lugar em um concurso nacional promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Produzido em parceria com a juíza Clésia Barros, o trabalho resgatou a obra de um dos mais importantes juristas nacionais, Carlos Alberto Menezes Direito.

O concurso, que avaliou 41 trabalhos de todo o país, foi promovido pelo Centro de Pesquisas Judiciais da AMB e está em sua primeira edição. O artigo aborda um gênero literário pouco conhecido, o do espelho dos juízes. Lemke explica que o jurista Menezes Direito estudou o tema, que consiste em compreender as práticas adotadas pelos juízes e, a partir delas, aprimorar a atividade jurisdicional. Assim, o objetivo foi estudar essas lições de Menezes Direito, condensadas na obra Deontologia da Magistratura, sob um prisma atual.

Conforme Lemke, que integra a linha Ética e Filosofia Política do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Ufes, sua experiência no mestrado foi fundamental para a escrita do artigo. “Abordamos a questão da ética, que faz parte da minha área de pesquisa, dimensionando a sua importância e atualidade no que diz respeito à moralidade e liturgia do cargo de juiz, sobretudo no contexto brasileiro”, explica.

Os autores receberão o troféu Carlos Alberto Menezes Direito, destinado aos três primeiros lugares. Além disso, o artigo será publicado nos periódicos da AMB e está disponível na revista eletrônica Consultor Jurídico. Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui.

 

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Divulgação AMB
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.