Assembleia Legislativa realiza sessão especial em homenagem aos 50 anos do Hucam

11/12/2017 - 09:14  •  Atualizado 12/12/2017 11:59

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo realiza nesta segunda-feira, 11, às 18h30, sessão especial em homenagem aos 50 anos do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam). A sessão, proposta pelo deputado Padre Honório, será realizada no plenário Dirceu Cardoso e contará com a presença do reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel, e do superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral Vieira Júnior.

Reconhecido pela sociedade capixaba e de estados como Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre outros, como um centro de referência em várias especialidades médicas, os 50 anos do Hucam também foram celebrados pela Câmara dos Deputados, em Brasília, com uma sessão solene no dia 27 de novembro.

Também no último sábado, dia 9, os ex-alunos do curso de Medicina da Ufes, formados em 1971, homenagearam o hospital com a entrega de uma estátua do deus da Medicina, Esculápio, que ficará exposta na área verde do Hospital.

Escola

O Hucam é o hospital-escola da Ufes, fundamental para a formação dos profissionais da área de saúde. Funciona com 300 leitos, atendendo, gratuitamente, 24 horas por dia, pacientes SUS. Serve ainda como campo de prática para os cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), de Residência Médica e do Multiprofissional.

O hospital realiza atualmente cerca de 1.200 procedimentos cirúrgicos por mês e 16 mil consultas/mês. Por ano, são realizados nos 129 consultórios existentes, mais de 200 mil consultas médicas em quase 150 áreas de saúde, 15 mil atendimentos de urgência, 500 mil exames laboratoriais de análises clínicas, 14 mil cirurgias, 10 mil internações, 1.200 procedimentos cirúrgicos, 1.500 partos e 25 mil exames por imagem. Realiza também cirurgias bariátricas e de mudança de sexo.

Neste ano, o Hucam foi o vencedor do Prêmio Excelência em Saúde, promovido pela TV Vitória/Rede Record, na categoria hospitais públicos. Entre os hospitais da rede pública do Estado foi o melhor avaliado na pesquisa de satisfação do usuário.

Ainda para celebrar a data, a direção do Hospital programou várias atividades que serão realizadas no local, entre os dias 18 e 21 de dezembro.

História

O prédio original do Hucam foi fundado na década de 40 como um sanatório para atender a um problema de saúde específico da população do Espírito Santo: a tuberculose. O hospital, na época denominado Sanatório Getúlio Vargas, emergiu como parte da assistência asilar para dar conta das políticas pública de saúde do Estado vinculada, num primeiro momento, ao Governo Federal e ao Governo do Estado.

Com o surgimento de novas tendências terapêuticas para o tratamento dos pacientes com tuberculose, onde a internação não mais se fazia necessária, o Sanatório transformou-se em Hospital das Clínicas (HC), criado em 20 de dezembro de 1967 por meio de um acordo entre a Ufes e o governo estadual, que cedeu a área até então destinada ao sanatório.

Nascia então o Hospital das Clínicas da Ufes, um sonho acalentado por professores e estudantes do curso de Medicina da Instituição. Ao longo de sua história, o Hucam transformou-se no referencial para o ensino e pesquisa em ciência da Saúde, destacando-se também pela qualidade da assistência oferecida à população do Espírito Santo.

Em 1981, com a morte do médico Cassiano Antonio Moraes, um dos idealizadores da transformação do antigo sanatório em um espaço propício para a formação médica, a instituição foi denominada “Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes”.

Texto: Jorge Medina