Atenção estudantes: inscrições abertas para cadastro no Programa de Assistência Estudantil (Proaes)

14/08/2019 - 19:14  •  Atualizado 15/08/2019 08:51

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) está com inscrições abertas até 19 de agosto para cadastro no Programa de Assistência Estudantil (Proaes), por meio do Edital 7/2019. O público-alvo são estudantes de cursos presenciais de graduação, ingressantes ou não, cuja renda mensal da família seja de até 1,5 salário mínimo por pessoa, considerando o valor bruto. Além da renda familiar, serão analisados como indicadores socioeconômicos a trajetória escolar, a situação ocupacional e a situação de moradia do grupo familiar do solicitante.

Os alunos que já estiverem cadastrados nas listas de espera do Proaes referentes aos editais 4/2018 e 1/2019 da Proaeci serão automaticamente incluídos em listagem de ranqueamento. Caso a realidade socioeconômica ou de moradia do estudante tenha sofrido alteração, ele poderá atualizar as informações referentes às mudanças no mesmo prazo definido para novos cadastros.

Os auxílios que podem ser concedidos por meio do Edital 7/2019 são: auxílio alimentação, auxílio moradia, auxílio transporte, auxílio material de consumo e auxílio empréstimo estendido de livros.

Os estudantes deferidos na análise socioeconômica que não se classificarem para recebimento dos auxílios financeiros por falta de disponibilidade orçamentária irão compor nova lista de espera, tendo direito, porém, ao auxílio alimentação e aos auxílios não financeiros previstos no Proaes.

O Programa de Assistência Estudantil da Ufes é composto por ações que têm o objetivo de favorecer a permanência na Universidade do aluno beneficiado e a conclusão de seu curso superior, contribuindo para reduzir os índices de retenção e evasão.

Os novos cadastros e a atualização das informações devem ser feitos no Portal da Assistência Estudantil (clique aqui). Mais informações sobre o Proaes e sobre os auxílios disponíveis, entre outras, podem ser obtidas no edital anexado abaixo e no site da Proaeci (acesse aqui).

Texto: Nábila Corrêa