Vai até o dia 5 de outubro o prazo para a inscrição de propostas para o Projeto Rondon de 2018. Os interessados devem encaminhar a documentação para a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx). Os temas das operações que serão realizadas em julho do ano que vem são "Pantanal", no estado do Mato Grosso do Sul; e “Palmares”, no estado de Alagoas.
As Instituições de Ensino Superior (IES) poderão apresentar uma proposta de trabalho para o conjunto de ações "A", que envolve áreas da Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; ações "B" que abrange as áreas de Comunicação, Trabalho, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção; ou "C", voltado para Comunicação Social. As IES têm até o dia 6 de outubro para encaminhar ao Ministério da Defesa os projetos selecionados.
“Participar do Projeto Rondon é uma experiência enriquecedora para os participantes, pois os leva a atuar em comunidades com realidades diferentes colocando em prática os conhecimentos adquiridos e, ao mesmo tempo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população atendida”, enfatiza o diretor do Departamento de Gestão da Pró-Reitoria de Extensão, professor Roberto Sarcinelli.
Para inscrever a proposta de ação no Projeto Rondon, o docente deverá entrar em contato com a ProEx para verificar a viabilidade de sua proposta. A pró-reitoria fará a seleção dos projetos e encaminhará a inscrição para o Ministério da Defesa. “Para o estudante que quer ser rondonista, basta procurar o professor de seu curso demonstrando o interesse”, explica professor Sarcinelli.
Ação interministerial
O Projeto Rondon é uma ação interministerial realizada em conjunto com os estados e municípios que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, tem por objetivo somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, de modo a contribuir no desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.
Mais informações sobre o projeto Rondon podem ser obtidas pelo telefone 4009-2333, pelo site http://www.projetorondon.defesa.gov.br e no edital anexado abaixo.
Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho