Auxílio transporte será reajustado a partir de março

25/02/2016 - 12:02  •  Atualizado 29/02/2016 11:15

O auxílio transporte concedido a estudantes beneficiados pelo Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes) será reajustado de R$ 60,00 para R$ 68,50. O reajuste passará a vigorar a partir de março e contemplará 2.902 estudantes que recebem o benefício.

O auxílio transporte consiste no repasse de recursos para o estudante custear parte de suas despesas de locomoção até a Universidade, obedecendo aos dias letivos estabelecidos no calendário acadêmico. Podem receber o auxílio estudantes com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salários mínimos per capita, ingressantes ou veteranos de cursos de graduação presenciais. Para os estudantes de Maruípe, Goiabeiras e São Mateus a distância mínima para receber esse auxílio será de 3 km do campus até a sua residência.

Já os estudantes de Alegre podem solicitar o Auxílio Transporte se residirem nos distritos de Anutiba, Araraí, Café, Celina, Rive, Santa Angélica e São João do Norte, ou nos municípios cuja distância seja superior a 3 km e inferior a 50 km de Alegre (Guaçuí, Ibitirama, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado).

Permanência

O Programa de Assistência Estudantil da Ufes contempla as ações que proporcionem ao estudante de graduação presencial condições que favoreçam a sua permanência na Universidade e a conclusão do curso superior sem retenção ou evasão.

Atualmente, o Proaes oferece os auxílios alimentação, moradia, transporte e material de consumo, além de bolsa de estudo, conforme edital específico, no Centro de Línguas para a Comunidade (CLC), e empréstimo estendido de livros em todas as bibliotecas cadastradas no sistema de bibliotecas.

Os estudantes cadastrados no Programa também têm direito de participar dos projetos oferecidos pelos setores que prestam assistência estudantil em todos os campi, de acordo com a disponibilidade e os critérios estabelecidos em cada iniciativa.

Texto: Thereza Marinho