Aventura na natureza foi a novidade do primeiro Domingo de Lazer na Ufes do semestre

19/08/2019 - 18:46  •  Atualizado 21/08/2019 13:10

A primeira edição do semestre do Domingo de Lazer na Ufes reuniu calouros, veteranos e comunidade em uma manhã de atividades esportivas e culturais no campus de Goiabeiras no último domingo, 18. O evento trouxe uma programação variada para todas as idades, como oficinas de forró, yoga, luta medieval e atividades ao ar livre, além dos jogos no ginásio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

Os amigos Juan Vitor Guizan e Lucas Silva, calouros dos cursos de Educação Física e Artes Plásticas, respectivamente, começaram a estudar na Ufes na última semana e já vieram aproveitar o Domingo de Lazer. Moradores de Serra, os estudantes assistiram a partidas de handebol, enquanto esperavam para jogar futebol, modalidade preferida de ambos. “Comecei a me interessar pela Ufes no começo do ano. Fiz o Enem, passei e agora tenho uma alta expectativa com o curso, de que eu possa ajudá-lo e ele me ajudar também”, resumiu o calouro Juan, que estuda no mesmo prédio onde foram desenvolvidas a maioria das atividades do Domingo de Lazer e disse já estar se integrando com os veteranos. O amigo Lucas contou que um animou o outro a participar do evento: “Sempre gostamos de esporte e procuramos jogos, somos muito ligados a essas atividades”.

Já o estudante Renato Jandoso Junior é um veterano do Domingo de Lazer. Ele está no 8º período do curso de Educação Física e já participou de várias edições. Desta vez, ele ministrou a oficina de Capoeira, pois participa do Projeto de Extensão Capoeira Ufes. Para Renato, essa é uma oportunidade de mostrar para a sociedade práticas com as quais as pessoas não estão muito acostumadas. “A capoeira é muito popular, mas também tem muita gente que não conhece. Além disso, é patrimônio cultural imaterial da humanidade, e assim conscientizamos sobre nossa cultura e damos valor aos projetos do Domingo de Lazer”, afirmou.

O engenheiro eletricista Maycon Demuner também já é frequentador assíduo do Domingo de Lazer. Ele já pratica capoeira na Ufes duas vezes por semana, no Projeto de Extensão, mas também veio participar do evento. “É legal a prática do exercício e, além disso, é interessante a interação com o espaço da Universidade, que é ocupado por gente de toda a Grande Vitória”, ressaltou Maykon, morador de Cariacica. Também participou da oficina de capoeira um grupo do Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor (Iges), formado por adultos com deficiências mental e múltipla. A auxiliar de cuidador Angra Souza, uma das responsáveis pelo grupo, afirmou que eles já vieram ao Domingo de Lazer outras vezes e que a atividade é muito interessante. “A equipe do evento dá bastante atenção, independente da pessoa”, explicou.

Novidade

Nesta edição do Domingo de Lazer, pela primeira vez, foi realizada uma atividade de aventura na natureza, em uma pedra de escalada localizada próximo à piscina do CEFD. Com a orientação do ex-aluno da Ufes Estevão Kwame Leitão, as crianças escalaram pedras, fizeram rapel e aventuraram-se pelo espaço da Ufes. De acordo com Estevão, essa área do campus de Goiabeiras tem uma ampla gama de possibilidades para a prática de esporte de aventura. “Foi superbacana a participação das crianças, com os pais, acho que a receptividade foi boa. Além disso, a Ufes tem uma biodiversidade incrível para uma série de atividades”, ressaltou Estevão, adiantando que já está preparando novidades para futuras edições do Domingo de Lazer.

Simone Tavares foi uma das participantes, que trouxe a filha Bárbara Tavares para encarar o desafio da escalada. “Trabalho aqui em frente à Ufes, mas ainda não tinha vindo para o Domingo de Lazer. Achei muito bacana”, resumiu Simone, que também estava interessada na atividade de recreação na Lagoa da Ufes.

O Domingo de Lazer é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), sob a coordenação do professor do CEFD Luiz Alexandre Oxley. O evento ocorre uma vez por mês, no campus de Goiabeiras, com atividades gratuitas e abertas ao público.

Texto e foto: Ana Paula Vieira