Biólogos analisam macacos mortos no campus de Goiabeiras

02/03/2017 - 18:49  •  Atualizado 03/03/2017 10:56

A Administração Central da Ufes informa que equipes da Prefeitura Universitária encontraram dois macacos mortos no campus de Goiabeiras: um localizado próximo ao prédio IC-4 e outro na área próxima à Gráfica Universitária.

Um animal foi recolhido por pesquisadores do curso de Ciências Biológicas da Universidade e encaminhado para análise. O outro, visto por um servidor da Ufes, não foi encontrado posteriormente, no momento da coleta.

O campus de Goiabeiras abriga uma grande diversidade de espécies. São mais de 60 tipos de aves, além de roedores, macacos, cobras, lagartos, entre outros animais. Pelo último censo realizado por pesquisadores do Projeto Muriqui, há pelo menos seis famílias de saguis, sendo que cada uma possui de seis a 12 indivíduos.

Esclarecimento

A Ufes esclarece que a realização do mutirão no próximo sábado, 4, não foi motivada pela morte dos macacos. A ação vinha sendo planejada desde a semana passada para ocorrer após o Carnaval. A Universidade está disponibilizando seus profissionais e estudantes qualificados para participar do esforço coletivo de vacinação que está sendo realizado na Grande Vitória. Alguns destes profissionais participaram do mutirão realizado durante o feriado pelas prefeituras municipais.

Ação semelhante também está sendo planejada junto às prefeituras dos municípios de Alegre e São Mateus, onde a Ufes tem outros dois campi.

Como parte das ações já programadas, os pesquisadores do Projeto Muriqui vão analisar amostras de sangue de macacos vivos e mosquitos no campus de Goiabeiras.

Informações atualizadas em 03/03/2017, às 10h59.