Calendário acadêmico de 2020 terá 'Semana do Respiro' para estudantes veteranos

17/12/2019 - 17:35  •  Atualizado 29/01/2020 08:50
Compartilhe

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (Cepe) aprovou nesta terça-feira, 17, o calendário acadêmico de 2020, que contará com uma novidade: foram aprovados dois recessos, cada um com duração de uma semana, no meio dos semestres letivos.

A chamada Semana do Respiro tem o objetivo de proporcionar aos estudantes uma semana de pausa nas atividades acadêmicas para aliviar a sobrecarga dos estudantes e reduzir o estresse.

Em 2020, os recessos serão adotados no período de 20 a 25 de abril (semana do feriado de Tiradentes) e de 12 a 17 de outubro (semana do feriado de Nossa Senhora Aparecida).

“Sabemos que há um aumento dos problemas relacionados à saúde mental entre a população jovem e a Ufes, como instituição que integra a Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde, está atenta a essa questão. Esta experiência, que já é adotada em várias instituições do Brasil, tem se mostrado bastante positiva, pois há registros de melhora no rendimento dos estudantes, quando eles retornam desses recessos”, afirma a vice-reitora Ethel Maciel, destacando que não haverá prejuízo de dias letivos.

Exemplos

A iniciativa – também conhecida como “Semana do Saco Cheio” – já faz parte do calendário acadêmico de instituições como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

No exterior, as semanas de pausa também fazem parte do calendário de instituições como as universidades americanas de Cornell e Yale (onde são chamadas de Semana da Primavera e Semana de Outono); de Manchester (Inglaterra); e de Copenhague (Dinamarca).


Matéria atualizada em 28 de janeiro de 2020.

Texto: Thereza Marinho