Câmara Central de Graduação aprova início de semestre especial em 1º de setembro

27/07/2020 - 21:05  •  Atualizado 30/07/2020 17:25

Após discussão nas Câmaras de Graduação dos centros de ensino da Ufes, a Câmara Central de Graduação aprovou nesta segunda-feira, 27, por unanimidade, a proposta de resolução a ser encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) sobre a retomada das atividades de ensino. O documento recomenda a criação de um período letivo especial, adotando-se o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial (Earte), com início em 1º de setembro e duração de 15 semanas.

O período de matrícula para esse semestre especial será aberto na segunda quinzena de agosto e caberá às coordenações de curso e aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) a definição das disciplinas a serem oferecidas.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, também foi aprovado que os professores poderão fazer a oferta compartilhada de disciplinas, ou seja, mais de um professor poderá ofertar uma mesma disciplina. “Isso já ocorre em casos em que uma disciplina tem múltiplas abordagens, mas é importante destacar”, afirma.

“Outra decisão importante é que as disciplinas ministradas por meio do Earte poderão ter aulas de forma síncrona, quando professor e aluno estão ao mesmo tempo no mesmo ambiente virtual de aprendizagem, ou assíncrona, quando não requer que professor e aluno estejam conectados ao mesmo tempo. No entanto, o percentual mínimo de aulas síncronas deverá ser de 50% da carga horária da disciplina”, explica.

A pró-reitora destacou ainda que as atividades de formação de docentes para o Earte serão ministradas em agosto e contarão como carga horária para os docentes.

“Os centros de ensino também poderão constituir fóruns ou grupos para a avaliação do Earte, com a participação dos docentes, dos técnicos e dos estudantes”, afirmou Cláudia.

Segundo o cronograma aprovado pelos conselhos Universitário (CUn) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em reunião conjunta realizada no dia 14 de julho, a apresentação das propostas de resolução às comissões dos conselhos será feita até o dia 6 de agosto. As decisões serão tomadas até o dia 13 de agosto.

Sisu

Devido à realização de um semestre letivo especial de forma a reorganizar as atividades de ensino, os estudantes aprovados no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2020, ingressarão na Ufes em fevereiro de 2021, quando terá início o segundo semestre letivo regular de 2020 (2020/2).

Já o primeiro semestre letivo deste ano (2020/1) será encerrado considerando-se apenas as Atividades Acadêmicas Emergenciais (ACEs) e as Atividades Acadêmicas Complementares, oferecidas aos estudantes de cursos de graduação da Ufes na Oferta de Disciplinas do primeiro semestre de 2020, de acordo com a Resolução nº 19/2020 aprovada pelo Cepe. Dentre essas atividades, estão os estágios da área de saúde e disciplinas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Monografia, Projeto Final, Trabalho Final ou ofertadas para alunos finalistas no semestre letivo 2020/1. As demais disciplinas serão canceladas.

Texto: Thereza Marinho

Matéria atualizada em 30/07/2020, às 11h23