Câmara de Espelhos é a estreia da semana no Cine Metrópolis

28/11/2018 - 18:13  •  Atualizado 28/11/2018 18:13

O Cine Metrópolis estreia nesta quinta-feira, 29, o filme brasileiro Câmara de Espelhos. Ao longo da semana, ainda serão exibidos os longas nacionais My Name is Now Elza Soares e Carvana.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada gratuita. A programação, que pode ser conferida abaixo, fica em cartaz até o dia 5 de dezembro.

Câmara de Espelhos

Como os homens veem as mulheres? O que pensam e o que dizem sobre elas? Esses e outros questionamentos serviram de base para a diretora Dea Ferraz produzir seu primeiro documentário. Câmara de Espelhos (foto) apresenta um grupo de homens da Região Metropolitana do Recife (PE), todos voluntários e de idades, classes sociais e raças diferentes, para participarem do projeto. Reunidos em uma “caixa”, eles são cercados por objetos decorativos, espelhos e uma televisão que projeta vídeos sobre a mulher e o feminino, temas sobre os quais eles devem comentar.

A violência misógina explícita de algumas imagens se misturam com trechos de falas de mulheres de destaque na sociedade – presidentes, chefes de estado ou intelectuais, como Simone de Beauvoir.

Trata-se de um retrato aprofundado sobre como os homens enxergam o papel das mulheres na sociedade, tradicionalmente patriarcal e machista, e uma exploração sobre a identidade feminina, as violências sofridas pelas mulheres no Brasil e até mesmo sobre o cenário social e político do país.

Sessão: Quarta-feira (5), às 20h.

My Name is Now Elza Soares

Dirigido, produzido e roteirizado por Elizabete Martins Campos, My Name is Now Elza Soares não é um documentário nem uma cinebiografia. Trata-se de um musical que retrata a trajetória da cantora e compositora que tem 60 anos de carreira, levando às telas sensações e referências culturais brasileiras que formam a arte de Elza.

O filme traz números inéditos e exclusivos, gravados pela cantora especialmente para a ocasião. O longa ainda apresenta sequências musicais com clássicos da música brasileira, cujas letras e ritmos dão o tom da narrativa.

Sessões: Sexta-feira (30), às 20h; sábado (01) e domingo (02), às 19h; segunda-feira (03), terça-feira (04) e quarta-feira (05), às 17h.

Carvana

O ator, roteirista e cineasta Hugo Carvana (1937-2014) é o narrador de sua própria história neste filme dirigido por sua amiga e parceira Lulu Corrêa. É a voz do próprio Carvana que conta ao público seus mais de 60 anos de carreira, composta por mais de 70 filmes em que atuou e outros nove em que esteve atrás das câmeras. Ele relata sua época como estudante de teatro, seu início de carreira no cinema por meio de pequenos papéis nas chanchadas e sua consagração como ator no Cinema Novo.

A obra é resultado de entrevistas colhidas desde os anos 1970 até os últimos meses de vida de Hugo. Ilustrado com imagens raras garimpadas nos arquivos do cinema brasileiro ou no arquivo pessoal do ator, Carvana traz trechos de filmes que abarcam de Lulu de Barros a Glauber Rocha; de Ruy Guerra a Júlio Bressame. O longa mostra, ainda, cenas inéditas de making of de suas produções, que documentam o ofício do diretor na sua rotina de trabalho.

Sessões: Sexta-feira (30), às 18h; sábado (01) e domingo (02), às 17h; e segunda-feira (03), às 19h.

Texto: Adriana Damasceno