Campanha arrecada brinquedos e livros para Educandário Alzira Bley

31/10/2016 - 09:13  •  Atualizado 01/11/2016 16:17

Uma campanha solidária realizada na Ufes está arrecadando brinquedos e livros infanto-juvenis para crianças carentes do Educandário Alzira Bley, na região da Grande Nova Rosa da Penha, em Cariacica. O local é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que atende atualmente a cerca de 80 crianças em situação de vulnerabilidade social, econômica e psicológica. As doações podem ser entregues no Centro Acadêmico Livre de História, localizado no prédio IC 3, no campus de Goiabeiras, das 14 às 22 horas.

A campanha "Um brinquedo, um livro e muitos, muitos sonhos" foi criada pela professora Syrléa Marques Pereira, pós-doutoranda em História pela Ufes, com a colaboração da doutoranda em Geografia Elaine Cristina Rossi Pavan, e da estudante de História Brenda Bernardes.

Elaine tem o educandário como objeto de pesquisa, e foi em uma visita ao local acompanhada da professora Syrléa que surgiu a ideia para a campanha. “Quando chegamos no Alzira Bley, nos deparamos com uma instituição que sobrevive em situação precária, sem a menor perspectiva de mudança, mas que alimenta e cuida de 80 crianças, entre 4 e 10 anos”, relata a professora.

“A Brinquedoteca parecia uma cidade recentemente bombardeada: várias bonecas sem cabeça, pernas ou braços, muitas sem roupas, carrinhos todos destruídos e sem rodas. Foi aí que pensei: como essas crianças podem sonhar?”, continua Syrléa. Nesse contexto, a campanha surgiu como tentativa de amenizar a situação das crianças do local.

Instituição

O Educandário Alzira Bley é uma instituição de caridade fundada em 1940. Nascida originalmente para abrigar os filhos de portadores de hanseníase que eram internados compulsoriamente no Hospital Colônia Pedro Fontes, desde 1985 a instituição funciona em regime de semi-internato e oferece apoio a crianças e adolescentes de famílias empobrecidas da região. Apesar do nome “educandário”, a instituição não é uma escola nem um orfanato, como é comumente confundida, mas oferece atividades esportivas, recreativas e de atenção básica.

Texto: Patrícia Garcia