Campanha institucional mostra à população "o que acontece nas universidades públicas"

13/12/2018 - 15:47  •  Atualizado 17/12/2018 16:29

Universidades federais de todo o Brasil lançaram, nesta quinta-feira, 13, às 11 horas, o vídeo inaugural de uma campanha que divulga ações realizadas nas universidades públicas e a importância dessas instituições para a sociedade. O vídeo, que tem como mote a pergunta "Você tem ideia do que acontece nas universidades públicas do Brasil?", está circulando nas redes sociais, sites e grupos de WhatsApp.

Clique aqui para assistir.

Este primeiro vídeo (assim como o selo que ilustra esta matéria) foi produzido pela equipe da Secretaria de Comunicação da Ufes e servirá como piloto para as outras peças da campanha, que é uma ação coletiva idealizada pelo Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

Segundo o diretor de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcio Guerra, que assumirá a coordenação do Cogecom a partir de janeiro de 2019, outras ações serão realizadas. “Vamos fazer campanhas diversificadas, voltadas para os diversos públicos. O objetivo é que toda a sociedade brasileira saiba do valor das universidades. É um trabalho de desconstrução do discurso que tenta diminuir a importância dessas instituições”, explica.

A campanha visa ao esclarecimento da relevância de todos os serviços prestados pelas universidades federais, presentes no cotidiano da população e que seguem para além dos espaços acadêmicos, disseminando conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Guerra ressalta que todos os próximos vídeos serão produzidos de forma unificada pelas universidades, com o intuito de mostrar a realidade de várias instituições em diferentes setores de atuação.

O presidente da Andifes e reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, destaca que mais de 90% da produção científica do Brasil é feita em instituições públicas, a grande maioria nas universidades: "As universidades federais vão além da formação profissional dos estudantes. Grande parte da sociedade já entende o papel que as universidades desempenham, mas precisamos fazer com que mais pessoas, até mesmo setores do governo, reconheçam esse papel".