Campanha quer valorizar curso de Ciências Contábeis

03/05/2013 - 17:54  •  Atualizado 05/06/2018 10:46
Logomarca da campanha

Por Luiz Vital

Para os contabilistas brasileiros, 2013 é o ano da contabilidade. Esta é a marca de uma campanha que está sendo desenvolvida em todo o País pelos conselhos federal e regionais da categoria. No Espírito Santo a campanha será lançada nesta terça-feira (7), às 19 horas, em sessão solene da Assembleia Legislativa, com o objetivo de valorizar os cursos superiores em Ciências Contábeis e o exercício da profissão de contabilista. Na Ufes, o curso de Ciências Contábeis está vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE).

Surgido na antiga Faculdade de Ciências Econômicas, o curso de Ciências Contábeis da Ufes iniciou suas atividades em 1965, sendo reconhecido em 1969. Ao longo do tempo tornou-se referência no País na formação de dezenas de gerações de contabilistas. Atualmente o curso funciona no período noturno e vespertino, totalizando a oferta anual de 200 vagas, sendo também oferecido pela Ufes na modalidade a distância. Sua pós-graduação inclui os cursos de mestrado e de especialização em Controle Gerencial e Finanças. O curso é avaliado com a nota máxima (cinco estrelas) pelo Guia do Estudante, publicação especializada da Editora Abril.

Para a professora do curso, Luzia Zorzal, a campanha de valorização das ciências contábeis é oportuna e importante. "O curso de Ciências Contábeis da Ufes mantém currículos e práticas pedagógicas atualizadas, e o seu corpo docente acompanhou as profundas mudanças econômicas que ocorreram na sociedade. Hoje, a maioria dos professores são mestres e doutores, e a sua recente pós-graduação já está formando os primeiros mestres”, salienta a professora. Ela ressalta que o curso possui diversas linhas de pesquisa, elevando a sua qualidade acadêmica.

“Os alunos de Ciências Contábeis da Ufes recebem uma qualificada carga de conhecimento em contabilidade societária (financeira), gerencial, e em outras áreas, estabelecendo uma formação acadêmica que permite o exercício da profissão contábil com excelência”, acentua Luzia Zorzal. Segundo ela, o curso busca formar profissionais capazes de conduzir e orientar questões patrimoniais, financeiras e econômicas, para o desempenho de inúmeras funções, como a de contador em empresas públicas e privadas, auditores, peritos contábeis, analistas de balanços, de créditos e de custos, pesquisadores, consultores contábeis, fiscais tributários, professores de contabilidade, entre outras.