Campus de Maruípe recebe a exposição Admirável Corpo Humano

10/10/2016 - 18:17  •  Atualizado 11/10/2016 18:03

A exposição Admirável Corpo Humano abre novamente as portas e pode ser visitada na Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, no campus de Maruípe, até o dia 21 de outubro.

O maior destaque da mostra são as peças plastinadas produzidas no Laboratório de Plastinação da Ufes, mas desta vez o visitante poderá ver novas peças anatômicas pertencentes ao acervo do Museu de Ciências da Vida.

A exposição conta com a presença de monitores de diversos cursos da área da saúde para orientar os visitantes. O horário para visitação é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no piso subsolo da Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde. A entrada é gratuita.

A mostra foi um dos projetos selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para serem apresentados na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia de 2016, e faz parte da programação da Semana do Conhecimento da Ufes.

Extensão

A exposição Admirável Corpo Humano faz parte do Museu de Ciências da Vida (MCV), um programa de extensão criado em 2008 pelo professor do Departamento de Morfologia da Ufes Athelson Stefanon Bittencourt, com intuito de aproximar a comunidade e a universidade por meio do estudo do corpo humano.

O professor Athelson também é o coordenador do Laboratório de Plastinação da Ufes e foi o responsável por trazer e desenvolver este método no Estado. A plastinação é usada em peças anatômicas do corpo humano com objetivo de conservá-las sem o uso de substâncias tóxicas e sem deixar odor desagradável, aumentando a durabilidade das peças. O uso dessa nova tecnologia possibilita muitos benefícios à comunidade acadêmica e à sociedade, já que prolonga a vida útil das peças e permite que sejam mais utilizadas pelos estudantes de graduação e pós-graduação nas atividades de pesquisa e aprendizado.

Mais informações pelo site do Museu da Vida, no endereço www.mcv.ufes.br , pelo e-mail ufes.mcv@gmail.com ou pelo telefone 3335-7535.

Texto: Ana Luísa Monteiro (bolsista de projeto de Comunicação) e Patrícia Garcia