Campus de São Mateus sedia seminário internacional sobre educação e infâncias

15/08/2018 - 17:02  •  Atualizado 23/08/2018 10:32

O campus da Ufes em São Mateus sedia até sábado, 18, o Seminário Internacional Educação, Filosofias e Infâncias com o tema Filosofar com infâncias: resistir na escola. O evento é dirigido a docentes da Educação Básica e acadêmicos brasileiros e estrangeiros, além da comunidade local.

O seminário é promovido pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pela Secretaria de Educação da Prefeitura de São Mateus e pela Faculdade Vale do Cricaré.

A programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, comunicação de trabalhos de pesquisa e extensão, e lançamento de livros. "Os participantes poderão conhecer experiências mundiais que resistem ao embrutecimento intelectual pelo diálogo que emancipa as inteligências no cerne das escolas", afirma os organizadores.

Dentre os palestrantes convidados estão professores da Universidade Frederico II, em Nápoles (Itália); Universidade Nacional de La Plata (Argentina); Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); UERJ; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Universidade Federal do ABC (UFABC); Colégio Pedro II (Rio de Janeiro); e da Ufes.

O professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Ceunes, Jair Paiva, que faz parte da comissão organizadora do Seminário, destaca que “a escolha do município de São Mateus se deu pelas experiências de consolidação e aperfeiçoamento da educação e da filosofia na, com e para a infância".

A programação completa do evento está disponível no site https://semfili.wixsite.com/seminario .

Texto: Thereza Marinho