Capela no campus de Goiabeiras: lugar de encontro para diversas religiões

12/05/2017 - 17:53  •  Atualizado 12/05/2017 18:15

A Ufes funciona como local de expressão das mais diversas formas de cultura presentes na sociedade. Buscando sempre incluir essa pluralidade, o campus de Goiabeiras oferece espaço para encontro de diversos grupos religiosos. É na Capela Universitária, localizada no Centro de Vivência, que membros de diferentes vertentes religiosas ganham espaço para transformar a passagem pela Universidade em uma experiência que vai além do conhecimento acadêmico.

Uma das reuniões mais tradicionais realizadas na capela é a do Grupo de Oração Universitário (GOU), desde 1995. Para a estudante de Pedagogia e coordenadora do grupo, Janaina Alves, a reunião de oração, mais do que um momento de expressão de fé, auxilia em sua formação pessoal. “Ser coordenadora me ensinou a trabalhar melhor em grupo, a entender o próximo, e isso é uma experiência que me fortalece, me faz ser uma profissional preparada para lidar com as pessoas”.

Práticas espirituais – Além de grupos religiosos como o GOU, a capela abre espaço para práticas espirituais que não estão, necessariamente, ligadas a religiões, como meditação e Reiki, terapia de harmonização energética feita com as mãos. Segundo o responsável pelas práticas, Marcos Antônio Araújo, é muito significativa a existência de um espaço ecumênico no campus: “A Ufes é uma das poucas instituições em Vitória que oferecem lugar para a prática”, afirma.

A capela abriga ainda encontros da Igreja do Senhor Jesus, Igreja Luterana, Missão Chekiná Aparecida, Comunidade Muçulmana Capixaba, Congregação Israelita Capixaba, Missão Semear, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Episcopal Anglicana e Igreja da Comunidade Metropolitana.

Para o professor do Departamento de Filosofia Edebrande Cavalieri, oferecer esse espaço é um dos desafios da Ufes. “É fundamental desenvolver mecanismos de integração e de convivência inter-religiosa, não só ampliando lugares para exercer a fé, mas também formar as pessoas para essa convivência plural. A Universidade deve ser o espaço de todos”, destaca.

Além do campus de Goiabeiras, o campus de Maruípe também conta com uma capela, localizada próxima ao Hospital Universitário.

Texto: Isabella Altoé (estagiária de Comunicação)