Capes aprova a oferta de quatro novos cursos de pós-graduação na Ufes

11/10/2018 - 17:40  •  Atualizado 15/10/2018 19:36

A Ufes contará com mais quatro cursos de pós-graduação a partir de 2019. Com aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) poderá criar o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, com oferta de mestrado em Ciências da Informação, inicialmente; além de ofertar doutorado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Além disso, também foi aprovado pela Capes o doutorado em Filosofia, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN).

O diretor do CCJE, Rogério Faleiros, comemora a aprovação de todas as propostas submetidas pelo Centro à Capes neste ano. Para ele, isso foi o resultado de um trabalho construído a partir de 2014, especialmente pelo corpo docente do Centro.  “Já no Planeamento Estratégico de 2014 nós vislumbrávamos o avanço da oferta de pós-graduação no CCJE. Primeiro buscamos a melhoria do desempenho dos cursos existentes, o que foi alcançado. Assim, com o fortalecimento do corpo docente e do discente desses cursos, pudemos pleitear a ampliação dos programas”, relata.

Em relação à aprovação do doutorado em Economia, Faleiros destaca sua importância para a formação do quadro de pesquisadores qualificados para a sociedade capixaba, considerando a relevância da figura do economista para questões como planejamento estratégico do Estado e contas públicas, dentre outras.

Quanto ao mestrado em Ciências da Informação, que inicialmente reunirá professores dos Departamentos de Biblioteconomia e de Arquivologia, o diretor destaca seu caráter interdisciplinar. “A pós-graduação em Ciências da Informação tem como público-alvo pesquisadores de diversas áreas como Biblioteconomia, Arquivologia, Administração e Gestão Pública, aplicando-se a uma série de áreas”.

O curso de doutorado em Ciências Contábeis terá foco na área de Contabilidade e Controladoria. Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, professor Annor da Silva, as linhas de pesquisa do novo curso terão foco nos papéis econômico e social desempenhados pelos profissionais da área. “O objetivo é a formação de egressos capazes de contribuir para o desenvolvimento da Contabilidade, em nível acadêmico e profissional, com base na análise e reflexão crítica”, afirma.

A definição quanto ao número de vagas para cada curso e a periodicidade da oferta para todos os cursos ainda será definida.

Filosofia

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), professor Jorge Santos, ressalta que a aprovação do doutorado é fruto do esforço conjunto do colegiado do curso, que culminou com a nota 4 recebida na última Avaliação Quadrienal (2013-2016) da Capes, em 2017. "Ao esforço dos docentes permanentes e colaboradores do PPGFIL soma-se o comprometimento institucional com a uma educação continuada e crítica que atenda aos diversos setores da sociedade capixaba", afirma.

O professor informou que o doutorado terá duas Linhas de Pesquisa: Filosofia Contemporânea; e Ética e Filosofia Política. Ele disse ainda que o Colegiado se reunirá em novembro de 2018 para deliberar pela abertura de Edital para início de sua primeira turma em 2019, mas adiantou que o período de ingresso será anual, com a oferta inicial de oito vagas.

Texto: Nábila Corrêa
Matéria atualizada em 15/10/2018