Carta aberta à comunidade acadêmica e capixaba

18/11/2016 - 18:56  •  Atualizado 22/11/2016 10:49

A Administração Central, em conjunto com as direções dos onze Centros de Ensino da Universidade Federal do Espírito Santo, vem manifestar à comunidade acadêmica e capixaba sua profunda preocupação em relação aos recentes acontecimentos registrados em seus campi.

Os gestores têm compreendido e respeitado todas as manifestações que estão ocorrendo nas últimas semanas, mas nenhum ato de violência que coloque em risco a integridade física e psíquica de seu conjunto de estudantes e profissionais pode ser tolerado.

A Universidade é o lugar do diálogo, da diversidade, da defesa de argumentos e de refutações, onde os conflitos devem ocorrer com o único objetivo de gerar conhecimento, transformações e avanços para a sociedade. Jamais a intolerância ou retrocessos.

Os lamentáveis fatos ocorridos não estão contribuindo em nada para a manutenção de uma educação pública, universal e de qualidade, como sempre defendemos.

Temos que demonstrar à sociedade que a Ufes é o espaço onde todos têm seus direitos garantidos, e que os confrontos devem ocorrer no plano das ideias, nunca no domínio da violência física ou simbólica.

Diante disso, gostaríamos de convidar toda a comunidade acadêmica a fazer uma profunda reflexão sobre nosso papel como docentes, técnico-administrativos e estudantes, e sobre que tipo de Universidade estamos construindo. O convite ocorre em um momento em que a capacidade de diálogo deve ser restaurada, bem como a convivência com o contraditório.

Estamos vivendo tempos de graves incertezas e ameaças, sendo fundamental a tarefa de todos na construção de caminhos e soluções para os dilemas e desafios colocados. Não é o momento de maiores disputas e rivalidades internas. O contexto exige unidade e absoluto posicionamento contrário a qualquer prática de violência e de violação de direitos fundamentais.

Assinam esta Carta Aberta:

Administração Central da Ufes

Direção do Centro de Artes (CAR)

Direção do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE)

Direção do Centro de Ciências Exatas (CCE)

Direção do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS)

Direção do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)

Direção do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)

Direção do Centro de Educação (CE)

Direção do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)

Direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Direção do Centro Tecnológico (CT)