Carta aberta à Ufes e à sociedade capixaba

21/10/2019 - 17:15  •  Atualizado 22/10/2019 18:14

Atendendo a solicitação da professora do Departamento de Medicina Veterinária Surama Freitas, publica-se a carta abaixo:

CARTA ABERTA À UFES E À SOCIEDADE CAPIXABA

Profa. Dra. Surama Freitas
Pré-candidata a Reitora da Ufes
Quadriênio 2020-2024

Prezados docentes, servidores técnico-administrativos e discentes da Ufes, senhoras e senhores da comunidade capixaba,

Em reunião realizada na Reitoria da Ufes no dia oito de outubro, foi informado  que essa Pesquisa Informal não é realizada pela Ufes. Não é, portanto, institucional. Trata-se de iniciativa informal do DCE e dos Sindicatos Adufes e Sintufes. Ou seja, embora seja concedido ao reitor o direito de proceder a essa consulta, ela não é a que decide quais são os três nomes enviados para o MEC para posterior escolha presidencial. Ademais, por ser realizada por sindicatos – que não pertencem à estrutura institucional universitária – difere das outras consultas anteriores.

Reiterou-se, ainda, na referida reunião, conforme regra a Lei, que a participação nessa pesquisa é voluntária e não está atrelada à inscrição das chapas no colégio eleitoral para a votação institucional da lista tríplice pelo colégio eleitoral em 05/12.

Em síntese: segundo o regramento eleitoral do MEC, NÃO HÁ VINCULAÇÃO ENTRE ESSA PESQUISA INFORMAL E A VOTAÇÃO DA LISTA TRÍPLICE NOS CONSELHOS.

Portanto, em coerência com os nossos princípios norteadores, de estrita observância do regramento do MEC, informamos que não participaremos da pesquisa informal dos Sindicatos. Participaremos da votação oficial do Colégio Eleitoral, prevista para 05/12.

PROFA. DRA. SURAMA FREITAS
NOSSO PARTIDO É A UFES