CCHN realiza aula aberta sobre “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos

30/01/2017 - 14:46  •  Atualizado 30/01/2017 14:46

A Ufes apresenta nesta terça-feira, 31, uma aula aberta sobre o clássico da literatura brasileira Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos. A aula “Vidas Secas (1938): nacionalismo, modernismos e a representação do Brasil” ocorrerá das 16h às 17h30, na sala três do prédio IC3, do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Ufes.

A aula contará com leitura de fragmentos da obra de Graciliano Ramos, comentários e contextualizações a respeito de aspectos e questões envolvendo a percepção e a representação do nacionalismo e do regionalismo, desde a expressão literária até a sua projeção sobre elementos sociais e culturais da vida política, econômica e "prática". Terá também um comentário inicial dos alunos do curso "Literatura Brasileira I", ministrado pelo professor do Departamento de Letras Orlando Lopes.

O evento é uma realização do curso "Literatura Brasileira I" (DLL/UFES) e do Laboratório de Práticas Culturais Literatura, Cultura e Política, ambos coordenados pelo professor Orlando Lopes. Serão concedidos certificados aos participantes que não forem alunos matriculados nesses cursos, caso sejam solicitados.

Vidas Secas

Vidas Secas é o quarto romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos, escrito entre 1937 e 1938, publicado originalmente em 1938 pela editora José Olympio. O romance Vidas Secas apresenta de maneira sintética uma visão da sociedade brasileira em seus níveis mais profundos. Há a dimensão social da exploração e da opressão política. Há a dimensão psicológica da repressão, fazendo surgir indivíduos marcados pela introspecção. E há, por fim, a dimensão natural da seca, flagelo nordestino.

Mais informações: https://www.facebook.com/events/1147287795398653/

Texto: Ana Luisa Vale (estagiária de Comunicação)

Edição: Ana Paula Vieira