Celebração inter-religiosa e solenidade na Ales em homenagem aos 60 anos da Ufes

07/05/2014 - 16:38  •  Atualizado 08/05/2014 17:44

Por Cinthia Pimentel (*), Marina Amorim (*) e Thereza Marinho

Uma celebração inter-religiosa de ação de graças será realizada nesta quinta-feira, dia 8, como parte da comemoração dos 60 anos da Ufes. A cerimônia acontecerá às 16 horas, no saguão do prédio da Reitoria, no campus de Goiabeiras, e será organizada pela Administração Central da Ufes em colaboração com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - Regional Espírito Santo (Conic-ES), por meio do reverendo Ariel Monter.

Participarão da celebração líderes religiosos de diferentes denominações, entre eles representantes da Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e de religiões de matriz afro-brasileira.

Ainda na segunda-feira, às 19 horas, será realizada uma sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), proposta pelo deputado Paulo Roberto em homenagem aos 60 anos da Ufes. A solenidade contará com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte e da vice-reitora Ethel Maciel.

Programação cultural

Durante todo o dia, na Tenda Multicultural montada ao lado do Teatro Universitário, a programação cultural em comemoração ao aniversário da Universidade começa às 10 horas com o debate “A memória do folclore na Ufes”.

À tarde, a programação começa ao meio-dia, com a apresentação de bandas de congo, e segue às 14 horas com a apresentação de teatro de bonecos. Às 17 horas, ao lado do Centro de Vivências, o Serviço Social do Comércio (Sesc) trará ao campus de Goiabeiras o espetáculo O Auto do Tatu, da Cia Folgazões Artes Cênicas.

A partir das 18 horas, no Cine Metrópolis, a Mostra de Cinema “Seis décadas de aventuras, risos e sonhos” vai exibir os filmes Lenda de Proitner, de Luiza Lubiana; Míope, de Gabriele Stein; e Pra frente Brasil, de Roberto Farias.

E a partir das 20 horas, na Tenda Multicultural, serão realizados os shows Chiliques Herméticos, com Amélia Barreto, e de pop rock com André Prando e Fê Pascoal.

Oficina de Sexualidade

Nesta quinta-feira, a Tenda Multicultural também vai abrigar uma oficina sobre Sexualidade. Serão realizados debates, rodas de conversa, gincanas e outras atividades dirigidas pelo projeto de extensão Parthos, que trata o parto humanizado como sendo uma dimensão do mundo feminino.

A oficina acontecerá às 15 horas e é aberta aos interessados. Os que comparecerem receberão um certificado de 3 horas.

(*) Bolsistas de projetos de Comunicação, supervisionadas por Thereza Marinho