Centenas de pessoas participam de ciclo de palestras do projeto Empreendedorismo na Ufes

15/03/2019 - 17:28  •  Atualizado 18/03/2019 17:45

O Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, ficou lotado durando o ciclo de palestras Empreendedorismo na Ufes, que marcou o lançamento oficial do projeto de mesmo nome elaborado com o objetivo de criar e fortalecer um perfil empreendedor nos estudantes da Universidade.

O evento, gratuito, foi realizado durante todo o dia desta quinta-feira, 14, e contou com palestras ministradas por professores, empreendedores e representantes de empresas juniores. As conversas abordaram temas como empreendedorismo no período acadêmico; estágios em ações inovadoras; incubação de empresas; startups; inovação social; ecossistema de inovação; e capacitações. As apresentações puderam ser acompanhadas presencialmente e também foram transmitidas ao vivo pela equipe da Secretaria de Educação à Distância da Ufes (Sead). No cinema foi registrada a presença de cerca de 250 pessoas.

O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, abriu o evento destacando a proposta do projeto: “Nossa intenção é chamar a atenção da comunidade acadêmica – professores, estudantes e servidores técnicos - para o empreendedorismo como forma de pensar soluções para os desafios do mundo contemporâneo. O mundo do trabalho está mudando e, assim como em todas as áreas, a universidade precisa acompanhar essa mudança. O empreendedorismo deve ser uma opção relevante a ser considerada e nossos estudantes, de todos os cursos”.

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional, Cristina Engel, também participou da abertura do ciclo de palestras.

Atividades

De acordo com o coordenador do projeto, professor Roquemar Baldam, o evento serviu para apresentar a iniciativa para a comunidade acadêmica. “As palestras deram o tom das ações que o projeto pretende, bem como permitiram o networking”, diz ele. Dentre as atividades futuras, Roquemar destaca a realização de trabalhos visando o aumento de ações que fomentem o empreendedorismo entre os estudantes. “Nosso intuito é criar um ambiente propício e com amplos aspectos de possibilidade para um mundo em constante mudança”, finalizou.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site empreendedorismo.ufes.br. No mesmo endereço é possível ter acesso a todas as palestras ministradas durante o ciclo.

Disciplina

O projeto Empreendedorismo na Ufes teve início com a oferta, neste semestre, da disciplina Empreendedorismo, aberta a estudantes de qualquer curso da Ufes. As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 18 às 20 horas, na sala 104 do prédio CT 12, no campus de Goiabeiras, sob a coordenação da professora do Departamento de Engenharia de Produção, Míriam de Magdala.

Durante os encontros, que tiveram início na última segunda-feira, 18, os estudantes aprendem sobre escolha e avaliação do negócio; estratégias empresariais; análise financeira; plano do negócio; análise do mercado; desenvolvimento do negócio; e riscos.

A matrícula na disciplina poderá ser feita na segunda chamada, que vai acontecer entre os dias 25 e 29 de março, e as vagas são limitadas a 80 alunos. Os interessados já devem assistir às aulas, mesmo antes de ter efetivado a matrícula.

Texto: Adriana Damasceno