Centro de Artes recebe fotógrafo Januário Garcia para aula especial nesta quinta

12/07/2017 - 18:04  •  Atualizado 13/07/2017 15:34

O Centro de Artes da Ufes recebe nesta quinta-feira, 13, o fotógrafo Januário Garcia. Ele vai participar do evento Entre Foto-Grafias e Vivências, que será realizado das 10 às 13 horas, no prédio Cemuni V, sala 1ª, no campus de Goiabeiras. Em formato de aula especial, essa atividade é direcionada para estudantes e docentes que buscam refletir a respeito do processo criativo de produção fotográfica aliada a construção de representação social antirracista.

Com formação em Fotografia pela International Camaraman Association, e atuação profissional vinculada ao campo da publicidade, da música, do jornalismo e do cinema, o fotógrafo Januário Garcia fará um diálogo com objetivo de propor reflexões a respeito dos aspectos relacionados a sua vivência profissional e aos mecanismos de construção visual, estética e política. Essa atividade é complemento da disciplina “Tópicos Especiais em Jornalismo II – Fotoescrevivências Negras”, ofertada pelo Departamento de Comunicação Social da Ufes e ministrada pela professora Vilma Neres, responsável pela mediação do evento.

Januário Garcia acredita que o seu trabalho de fotografia documental tem função política e social. Para ele, “são registros simples que costumo chamar de ‘O comum do singular’, que encerra uma lógica aparentemente contraditória, e nos convida a refletir sobre a questão da alteridade, da diferença. E, ao mesmo tempo, nos convida a refletir sobre as bases humanas e culturais que temos em comum, aquelas que podem ser compartilhadas, a despeito de quaisquer diferenças”.

No campo artístico, o fotógrafo Januário Garcia produziu fotografias para capas de discos de importantes nomes da música brasileira, a exemplo de Tom Jobim, Chico Buarque, Leci Brandão, Fafá de Belém, Roberto Ribeiro, Edu Lobo, Fagner, Belchior, Raul Seixas, Caetano Veloso e Raimundo Sodré, entre outros. Como repórter fotográfico, ele prestou serviço para jornais de grande circulação no Brasil. Em paralelo atuou como professor de Fotografia em instituições do Rio de Janeiro, a exemplo do Museu de Arte Moderna, do Instituto Villas Lobo e da Universidade Estácio de Sá. Também participou da fundação da Associação dos Fotógrafos Profissionais de Publicidade do Rio de Janeiro – AFPP.

Texto: Departamento de Comunicação Social da Ufes