Centro de Artes recebe pesquisadores para o VI Musicom

05/08/2015 - 10:54  •  Atualizado 06/08/2015 09:57

Começa nesta quarta-feira, 5, e vai até o dia 7 de agosto o VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Música (Musicom), primeiro evento nacional organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom), criado há pouco mais de um ano. O evento será realizado no Centro de Artes da Ufes (foto).

O Musicom terá apresentação de 36 trabalhos, incluindo três projetos de mestrado em andamento no Póscom que tratam da interface entre Comunicação e Música. A programação contará ainda com palestrantes de referência na área, como os professores da Universidade de São Paulo Eduardo Vicente, da Universidade Federal de Pernambuco Thiago Soares e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fabrício Silveira, além de lançamento de livros e de produtos musicais.

Com o tema “As dimensões do cotidiano na interface mídia, música e consumo”, o objetivo do evento é estimular debates que evidenciam a música como instrumento de mediação na contemporaneidade.

Segundo a coordenadora do encontro, Daniela Zanetti, a música é um produto cultural tipicamente massivo, um forte componente da indústria cultural que movimenta mercados locais, nacionais e internacionais, além de ser um bem simbólico que precisa da mídia para se efetivar no mercado. “As interfaces possíveis entre esses dois campos são bastante amplas: a relação entre mídia, música e mercado; a constituição de processos identitários a partir da música massiva; tecnologia, música e mídia etc”, ressaltou a professora.

Mais informações: https://musicom2015.wordpress.com/

Texto: Thereza Marinho