Centro de Educação inicia debates sobre Base Nacional Comum Curricular

15/04/2016 - 18:14  •  Atualizado 19/04/2016 17:46
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O Centro de Educação da Ufes, em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Cultura e Cotidianos, realizará nesta segunda-feira, 18, a primeira mesa de debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que está sendo proposta pelo Ministério da Educação (MEC). A palestra intitulada "BNCC e a Educação Infantil", terá início às 19 horas e será realizada no auditório do Centro de Educação, no prédio IC-4, campus de Goiabeiras.

Ao todo serão quatro palestras realizadas pelo Centro de Educação, junto com a Comissão Permanente de Avaliação das Políticas Públicas. O objetivo é ampliar a conversa sobre a BNCC com as diferentes áreas e segmentos que compõem a Educação Básica, além de socializar os movimentos criados a partir da elaboração do documento, apresentando tensões, possibilidades e desafios encontrados nas análises realizadas por cada área.

“Diante da proposição do MEC de uma Base Nacional Comum é essencial que sejam feitos esses debates no Centro de Educação, que é um lugar de formação de professores, e dialogar também com a comunidade, em especial com professores da Educação Básica”, pontuou a diretora do Centro de Educação, Cláudia Gontijo.

O evento é destinado aos alunos e professores do Centro de Educação e demais licenciaturas, secretarias municipais e Estadual de Educação, e profissionais interessados na temática.

Processo

O MEC iniciou a redação do documento em junho de 2015, em colaboração com membros das secretarias municipais e estaduais de educação, acadêmicos especialistas nas disciplinas e professores de educação básica.

Em setembro de 2015, o documento foi aberto para a contribuição de qualquer cidadão. De acordo com o cronograma do Plano Nacional da Educação (PNE), a expectativa é que o documento finalizado siga para apreciação do Conselho Nacional de Educação (CNE) em junho de 2016.

Segundo informações do Movimento pela Base Nacional Comum - grupo não governamental de profissionais e pesquisadores da educação que atua para facilitar a construção de uma Base de qualidade - adotar uma base curricular comum é fundamental para reduzir as desigualdades educacionais de uma nação.

“A Base Nacional Comum Curricular vai deixar claro os conhecimentos e habilidades essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso ano a ano, desde a educação infantil até o ensino médio. Ao definir o que é essencial ao ensino de todos os alunos em cada uma das etapas da vida escolar, as expectativas de aprendizado e critérios de qualidade ganham transparência e podem ser aplicadas e cobradas com maior eficiência”, defende o Movimento.

Veja a progrramação completa no arquivo anexado abaixo.
 

Texto: Juliana do Amaral ((bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho