Centro de Educação promove na segunda-feira, 23, o Seminário Internacional Gramsci

18/09/2019 - 16:28  •  Atualizado 23/09/2019 10:26

Aberto à comunidade universitária e a professores da educação básica, o Centro de Educação da Ufes promove na segunda-feira, 23, das 8 às 18 horas, o Seminário Internacional Gramsci – sua biografia e o fascismo. O evento será realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras. As inscrições estão abertas para as 180 vagas disponibilizadas, e podem ser feitas no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdq077j8cWQir3bYpX9muB8VFcQrLmCIj6Z8gaTJJoBLd4wPA/viewform?vc=0&c=0&w=1. Os participantes receberão certificado.

O convidado especial do seminário é o professor Angelo D’Orsi, considerado um dos principais estudiosos sobre a obra do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci (foto). D’Orsi é professor da Universidade de Turim e escreve para várias publicações europeias, incluindo importantes jornais italianos como o La Stampa. Também é fundador da Associação pelo Direito à História (História Magistra).

O evento contará com a participação do professor do Centro de Educação da Ufes Douglas Ferrari. Presidente da Comissão de Acessibilidade e coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), o professor coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos da Educação Especial da Ufes e é vice-coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-Guia.

A organização do seminário é do Mestrado Profissional em Educação, do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos da Educação Especial da Ufes; do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Ifes – Vitória; do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual Norte Fluminense; e da Editora Brasil Multicultural.

Conheça a programação:

8h a 9h – Mesa de abertura
9h a 10h30 – Conferência de abertura: Fascismo ontem e hoje – Conferencista: Angelo D’Orsi (Universidade de Turim)
10h30 a 12h – Debate

Tarde

14h a 15h – Lançamento dos livros Gramsci: uma nova biografia (Angelo D’Orsi) e Gramsci e a educação especial (Douglas Ferrari, Jarbas Gomes e Heulália Rafante)
15h a 17h – Mesa-redonda: Gramsci e aspectos de sua biografia – Conferencistas: Angelo D’Orsi e Douglas Ferrari (Ufes), com mediação de Rodrigo Molina (Ufes)
17h a 18h – Debate

Texto: Luiz Vital