Centro de Línguas abre inscrições para curso de chinês e exame de proficiência

06/08/2015 - 18:10  •  Atualizado 10/08/2015 09:44

O Centro de Línguas da Ufes, no campus de Goiabeiras, está com inscrições abertas para o  idioma chinês. Neste semestre, serão ofertadas as seguintes turmas: chinês iniciante, chinês intermediário e caligrafia chinesa.

O curso tem por objetivo capacitar o aluno em nível elementar a reconhecer os ideogramas, as culturas da pintura chinesa, possibilitando a compreensão, a beleza e a função da caligrafia chinesa em promover a qualidade de vida, destacando a longevidade. O pré-requisito solicitado ao candidato é de que este já tenha cursado 300 horas de curso de inglês, o que corresponde ao nível A2, porque as aulas serão ministradas em inglês por uma professora chinesa que não fala português.

O valor do curso é R$ 425,00 (o semestre) e a taxa não inclui o material didático. As aulas começam no dia 18 deste mês e terminam no dia 10 de dezembro.

O curso faz parte da parceria entre o Centro de Línguas e a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade. A sua realização atende à proposta formulada durante a Semana da China na Ufes, realizada em novembro de 2014.

As inscrições devem ser feitas no Centro de Línguas, das 8 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4009-2880 e 4009-2875.

Exame de proficiência

Começam no dia 1º de setembro as inscrições para o exame de proficiência em Língua Estrangeira destinado a processos seletivos de programas de pós-graduação da Ufes. O exame será realizado pelo Centro de Línguas da Universidade e é destinado aos interessados em obter a Declaração de Desempenho Individual em Língua Estrangeira.

A prova será discursiva e/ou objetiva nos seguintes idiomas e áreas: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde: inglês e espanhol; Ciências Exatas e da Terra, Engenharias: inglês, espanhol e francês; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: inglês, espanhol, francês e italiano; Línguística, Letras e Artes: inglês, espanhol, francês e italiano.

Para fazer a inscrição, que termina no dia 11 de setembro, o candidato precisa acessar a página www.clinguas.org.br, preencher o requerimento e pagar a taxa no valor de R$ 60,00.

O edital com todas as informações sobre o exame está anexado abaixo.

Texto: Letícia Nassar