Centro de Línguas se torna primeiro Posto Aplicador do Celpe-Bras no ES

26/02/2016 - 17:15  •  Atualizado 02/03/2016 14:52

O Centro de Línguas da Ufes se tornou o primeiro Posto Aplicador do Celpe-Bras no Espírito Santo e o 26º no Brasil. O Celpe-Bras é o único Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro, sendo realizado em mais 37 países. O exame é semestral e realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, nos meses de abril e outubro. A Ufes começará a aplicar o exame em outubro.

Essa certificação é obrigatória para os estudantes estrangeiros que participam de programas de intercâmbio com apoio do governo brasileiro, como o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), e para o reconhecimento do diploma de estrangeiro.

Esta semana, as assessoras do Inep, Eunice Santos e Rita Rocha, ministraram uma capacitação de 24 horas para 30 profissionais da Ufes, no Centro de Línguas. Segundo elas a certificação é muito importante para todos os estrangeiros que vivem no Brasil. “Já existe um projeto de lei para que o Celpe-Bras seja um pré-requisito para todos os estudantes estrangeiros que desejem participar de qualquer tipo de intercâmbio no Brasil”, enfatizou Santos.

O coordenador do Celpe-Bras na Ufes é o professor do Departamento de Línguas e Letras Santinho Ferreira. Ele destaca a importância de um posto aplicador para o Estado e para a Universidade: “O processo de credenciamento deste posto aplicador aqui na Ufes começou em 2012, mas desde 2004 já vínhamos amadurecendo essa ideia. Isso vai além do Espírito Santo, pois poderemos atender toda a região do sul da Bahia e leste de Minas Gerais”.

Em 2015 mais de nove mil alunos participaram do Celpe-Bras em todo o país.

Texto: Hélio Marchioni