Cepe realiza sessão extraordinária para avaliar adesão integral da Ufes ao Sisu

26/04/2016 - 18:05  •  Atualizado 27/04/2016 21:37
Compartilhe

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (Cepe) realiza nesta quarta-feira, 27, às 14 horas, uma sessão extraordinária para avaliar a proposta de adesão da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu), como única forma de ingresso nos cursos de graduação.  

Durante a sessão, o presidente da Comissão Especial criada pelo Cepe para conduzir o debate sobre a questão, professor Antônio Carlos Moraes, apresentará o relatório produzido sobre a proposta de adesão, o que inclui o posicionamento dos centros de ensino da Universidade.

A adesão integral ao Sisu significa acabar com a segunda etapa do Vestibular da Ufes, composta por questões discursivas e redação, realizada para todos os cursos da Universidade. A primeira etapa do vestibular já é feita pelo resultado das provas objetivas do Enem.

Histórico

Em abril de 2014, a Ufes instalou uma comissão para avaliar a possibilidade da adesão integral da universidade ao Sisu, uma vez que, desde 2012, a instituição aderiu ao Sisu para o processo seletivo realizado no meio do ano para os cursos dos campi de Alegre e de São Mateus, anteriormente conhecido como “vestibular de inverno”.

Esta comissão finalizou seus trabalhos no final de 2014 e encaminhou à Reitoria um relatório indicando a adesão. Desde então, a Administração Central discutiu o assunto com representantes de outros setores, como secretarias de Educação e instituições de ensino. Posteriormente, a proposta foi encaminhada para análise por uma comissão especial do Cepe, que optou pela realização de uma audiência pública.

No dia 16 de março, estudantes e professores de Ensino Médio e da Ufes lotaram o auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, para participar da audiência pública sobre a proposta.

Em janeiro deste ano, a Ufes ofertou 450 vagas em nove cursos do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. 

Atualmente, 139 instituições públicas de ensino superior (universidades e institutos federais) já utilizam o Sisu como processo de seleção. Entre as universidades federais, quatro ainda não estão integradas ao sistema: Santa Catarina, Rondônia, Oeste do Pará (PA) e a Ufes. A Universidade Federal de Santa Maria (RS), que também integrava este grupo, aderiu ao Sisu no início deste ano.

Texto: Thereza Marinho