Cerimônia da lâmpada marca a abertura do curso de doutorado em Enfermagem

13/08/2013 - 11:24  •  Atualizado 14/08/2013 11:32

Por Jorge Medina (texto e foto)

O Departamento de Enfermagem da Ufes realizou nesta segunda-feira (12) a solenidade de abertura do curso de doutorado interinstitucional em Enfermagem entre a Ufes e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A cerimônia (foto) aconteceu no auditório do curso de Enfermagem no Centro de Ciência da Saúde (CCS), em Maruípe.

O curso será ministrado no período de 2013 a 2016 e tem o objetivo principal de qualificar docentes e enfermeiros em suas áreas de atuação nos campos de ensino, pesquisa, assistência e administração.  Das 18 vagas oferecidas, 11 foram preenchidas por profissionais do CCS, cinco pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e duas pelo Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).

Durante a cerimônia, o reitor Reinaldo Centoducatte destacou  a relevância do curso para a Ufes. “É de extrema importância para a nossa universidade este doutorado interinstitucional com a UFRJ. Com ele, nossos docentes e técnico-administrativos ampliarão suas áreas de conhecimento, melhorando assim , a qualidade de ensino e da assistência da nossa Universidade”, enfatizou.

A diretora da Escola de Enfermagem Ana Nery da UFRJ, Neide Totonelli Alvim, também destacou a importância do curso e relatou a experiência da Escola de Enfermagem do Rio de Janeiro na formação de professores e enfermeiros no País.

O diretor do Departamento de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Ufes (PRPPG), José Geraldo Mill, intensificou a atuação da Ufes na formação de seus docentes e funcionários e ressaltou que as parcerias são muito importantes para que sejam atendidas as necessidades de qualificação dos profissionais da Universidade.

Lâmpada

Durante a solenidade aconteceu a tradicional cerimônia da lâmpada em homenagem à enfermeira inglesa Florence Nightingale, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Nightingale foi voluntária na Guerra da Criméia, em 1854, e com mais 38 mulheres organizou um hospital que atendeu mais de quatro mil soldados. Essa ação humanitária fez com que a mortalidade dos soldados, que era de 40%, caísse para 2%. Com o prêmio recebido pelo governo inglês por este trabalho, fundou em Londres, em 1860, a primeira escola de Enfermagem. Ela ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lamparina" ou “Senhora da lâmpada, pelo fato de servir-se deste instrumento para  iluminar os feridos durante a noite.

A mesa de abertura da solenidade foi formada pelo reitor, Reinaldo Centoducatte; pela vice-reitora, Maria Aparecida dos Santos Barreto; pela diretora do CCS, Gláucia Rodrigues Abreu; pelo diretor do Ceunes, Marcelo Suzart de Almeida; pelo diretor do Departamento de Pós-Graduação da PRPPG, José Geraldo Mill; pela diretora da Escola de Enfermagem Ana Nery da UFRJ, Neide Totonelli Alvim; pela chefe do Departamento de Enfermagem da Ufes,Elizabeth Regina de Araújo Oliveira; pela coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa de Doutorado Interinstitucional em Enfermagem da UFRJ, Márcia de Assunção Ferreira; e pela coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem do CCS e do Programa de Doutorado Interinstitucional em Enfermagem da Ufes, Maria Helena Costa Amorim.

Participaram também do evento professores, servidores técnico-administrativos e estudantes do CCS e do Hucam.

Aula inaugural

Em seguida foi realizada a aula inaugural com  a coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa de Doutorado Interinstitucional em Enfermagem da UFRJ, Márcia de Assunção Ferreira, que abordou o tema “A pesquisa e a relação com as políticas públicas e o desenvolvimento da enfermagem e o papel dos doutorandos na pós-graduação”.