Ciências Sociais publica edital com vagas para mestrado. Veja outros editais abertos

12/07/2017 - 17:47  •  Atualizado 12/07/2017 17:49

A secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) está com edital aberto para a seleção de candidatos ao curso de mestrado. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 29 de agosto e 15 de setembro, na Secretaria Integrada de Programas de Pós-Graduação (SIP), localizada no campus de Goiabeiras.

O programa constitui as áreas da Sociologia, Antropologia e Ciência Política e oferece 32 vagas nas seguintes linhas de pesquisa: Estudos em teorias sociais contemporâneas; Instituições, participação e políticas públicas; e Estudos em socioambientais, culturas e identidades.

Um dos critérios para o mestrado é a apresentação de proficiência em uma língua estrangeira. As demais exigências e o cronograma do processo seletivo estão especificados no edital anexado abaixo.

Aluno especial

Além da seleção de alunos para o programa de mestrado, o programa também oferece outras 32 vagas para alunos de modalidade especial. As inscrições podem ser feitas entre 01 e 02 de agosto, também na SIP.

O aluno especial não é matriculado regularmente no curso de pós-graduação, mas é aceito para cursar uma ou mais disciplinas oferecidas pelo programa em um semestre letivo. Como o aluno especial não é considerado aluno regular, não desenvolve trabalhos de tese ou dissertação, e não pode concorrer a bolsa.

Confira os demais editais de mestrado e doutorado que ainda estão abertos:

Biodiversidade Tropical – Mestrado (5 vagas): inscrições até 14 de julho, na Secretaria Unificada de Pós-Graduação (Supgrad) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus.

Informática – Mestrado (33 vagas): inscrições até 14 de julho, os documentos da inscrição devem ser enviados para o email ppgi@inf.ufes.br. Um dos pré-requisitos para participar da seleção do mestrado é realizar o Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP), que recebe inscrições por meio do site www.fundatec.org.br até o dia 15 de agosto.

Economia – Mestrado (18 vagas): O processo seletivo para ingresso no Mestrado em Economia será feito exclusivamente por meio do Exame de Seleção Nacional da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) e as inscrições podem ser feitas até 31 de julho. As inscrições e a participação nas provas do Exame Anpec obedecerão às normas estabelecidas diretamente pela Associação e apresentadas no manual do candidato, disponível no site www.anpec.org.br . Os candidatos classificados para preencher as vagas deverão entregar a documentação exigida pessoalmente, ou por meio de procuração, na Secretaria do Programa, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras.

Ciências Fisiológicas – Doutorado (33 vagas): as inscrições podem ser realizadas durante todo o ano de 2017, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, no campus Maruípe, Vitória.

Os editais específicos de cada curso e orientações sobre inscrições pelos Correios estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: www.prppg.ufes.br

Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (27) 4009—2434

Texto: Lucas Santos (estagiário de Comunicação)