Cia de Dança Andora Ufes representará a cultura brasileira em festivais na Itália

18/07/2017 - 17:32  •  Atualizado 20/07/2017 15:48

A Cia de Dança Andora Ufes foi selecionada para representar a cultura brasileira em dois festivais internacionais de Folclore na Itália, o  XVI Festival Internazionale Del Folklore Di Roccalumera, que será realizado entre 1 e 5 de agosto, e o XX Festival Internazionale Di Caltavuturo, de 6 a 14 do mesmo mês

Para a apresentação na Itália, o grupo pretende levar ritmos que vão do xaxado nordestino até o tradicional samba carioca, sem esquecer dos ritmos capixabas. O repertório ainda incluirá o congo, o som dos tambores do Ticumbi e figuras lendárias do Estado, como o Boi Pintadinho, Mulher do Jongo e o Pássaro de Fogo.

Com passagens por diversos eventos internacionais, como uma turnê pelo México em 2015 e no 10º Festival Internacional de Cultura y Danza Latinoamericana, realizado no Chile no início deste ano, o grupo leva a sério o trabalho de divulgar a cultura capixaba e brasileira em outros países. "Sabemos da responsabilidade de representar o Brasil em mais um importante festival internacional, mas acreditamos no elevado potencial que o grupo possui. Além dos dançarinos, também contamos com músicos experientes para reproduzir as várias músicas que marcam a nossa história", afirma a coordenadora Milainy Ludmila.

Os festivais serão realizados na região da Sicília e, para ajudar com os custos da viagem, os integrantes da Cia Andora de Dança estão realizando uma campanha de financiamento coletivo. É possível fazer a doação por meio do link www.catarse.me/cia_de_danca_andora_na_italia_f1d2.

Projeto

A Cia de Dança Andora é fruto de um projeto de ensino, pesquisa e extensão da Ufes, sediado no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), e tem como objetivo a formação de professores para o ensino do folclore em escolas e comunidades do Espírito Santo. O grupo já participou de importantes eventos nacionais e já representou o Brasil em festivais na França e em Portugal, além de ter realizado uma turnê pelo México em 2015.

Por ser um grupo universitário e para-folclórico, seu repertório é bastante diversificado e se estende por várias regiões do Brasil. Atualmente a Cia de Dança Andora é constituída por 24 membros, entre músicos, dançarinos e equipe técnica. A participação é aberta a toda comunidade.

Texto: Isabella Altoé (estagiária de Comunicação)