Cine Metrópolis estreia filme produzido por estudantes de Cinema da Ufes

01/08/2018 - 16:16  •  Atualizado 07/08/2018 12:12

Nesta quinta-feira, 2, o Cine Metrópolis apresenta o filme Valdemar Porrada, longa produzido por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Ufes, que teve como locação o campus de Goiabeiras. A obra, uma iniciativa do estudante do oitavo período Renato Miranda e de Victor Neves, que se formou em 2017, traz alunos da Universidade compondo grande parte do elenco, além de atuarem na direção, no roteiro e na equipe técnica. A exibição acontece às 19 horas e tem entrada gratuita.

A obra é uma continuação da websérie Valdemar, dirigida por Renato e Victor, além de Pedro Melatte. Composta por 11 episódios, ela foi finalizada em 2013 e teve seus seis primeiros capítulos exibidos no Cine Metrópolis, em 2014. Segundo Renato, como a recepção de Valdemar I foi muito boa, surgiu a ideia de continuar a produção nascendo, assim, Valdemar Porrada, que retrata, em duas horas e oito minutos de duração, uma universidade em estado de colapso, na qual os alunos decidem resolver seus impasses lutando em ringues.

O longa foi filmado no campus de Goiabeiras entre julho e setembro de 2016, com algumas cenas adicionais captadas no início deste ano. Embora tenha sido um projeto extraoficial, contou com apoio da Universidade, que disponibilizou prédios, salas, mobiliários e laboratórios para servirem de locações. De acordo com Renato, a produção da obra, que teve ainda a participação de estudantes de Artes Cênicas de outras instituições da Grande Vitória, foi muito importante para a formação pessoal e profissional dos alunos. “Foi um grande projeto interdisciplinar e interinstitucional que nos ajudou a chegar ao final do curso praticando o que tanto estudamos”, analisa ele.

Após a estreia no Cine Metrópolis, o filme será disponibilizado no canal “Valdemar”, no Youtube, em formato de série. “Vamos dividi-lo em oito episódios e apresentá-lo como uma segunda temporada da nossa websérie Valdemar”, explica Renato, que se diz ansioso para estar numa sala de cinema e ver o público se divertindo com sua obra: “É uma emoção indescritível e, dessa vez, sendo meu primeiro longa-metragem, suponho que será uma alegria ainda mais potente”. O filme, roteirizado e dirigido por Renato e Victor, foi realizado pela produtora “Valdemar” (antiga Fim de Animal) e tem classificação etária de 16 anos.

Texto: Adriana Damasceno