Cine Metrópolis: Paraíso Perdido e O Processo estão na programação da semana

05/06/2018 - 18:43  •  Atualizado 20/06/2018 10:21
Compartilhe

O Cine Metrópolis, no campus Goiabeiras, apresenta dois filmes ao público esta semana. Além do documentário O Processo – que devido ao sucesso de público teve sua exibição estendida até a esta quarta-feira, 6 – também está na programação o filme Paraíso Perdido (foto), da cineasta Monique Gardenberg.

O longa traz Erasmo Carlos em sua primeira participação no cinema desde O Cavalinho Azul, de 1984. O cantor vive o patriarca José, um viúvo que largou a vida acadêmica para abrir a boate Paraíso Perdido, cenário que concentra a maior parte das ações do filme. É no clube noturno que se apresentam os herdeiros de José, aspirantes a cantores: os filhos Ângelo (Júlio Andrade), Eva (Hermila Guedes) e o adotivo Teylor (Seu Jorge); os netos Celeste (Julia Konrad) e Imã (Jaloo), uma drag queen. O policial Odair (Lee Taylor) socorre Imã de uma agressão sofrida em frente à boate logo no início da trama e passa a fazer sua segurança, estreitando os laços com esse clã de artistas unido pela música.

Paraíso Perdido foi escrito por Monique embalada pelos versos da canção popular romântica dos anos 1970 e 1980 – embora a trama seja ambientada nos dias atuais. O filme tem direção musical de Zeca Baleiro e é uma homenagem às canções brasileiras rotuladas de “bregas”, trazendo em sua trilha nomes como Waldick Soriano, Odair José, Fernando Mendes, Johnny Hooker e Márcio Greyck.

Tendo a música como pano de fundo e como elemento fundamental para criar empatia entre história e espectador, Paraíso Perdido trata de temas como homofobia, violência contra a mulher e amor livre. Monique conta a história de uma família excêntrica que encontra forças para lidar com seus traumas e suas perdas cantando clássicos do cancioneiro nacional.

 

Serviço:

Documentário O Processo (Brasil, 2016, cor, 142’)
Terça-feira (05) e quarta-feira (06), às 19h
Classificação indicativa: livre

Filme Paraíso Perdido (Brasil, 2018, cor, 110′)
Terça-feira (05) e quarta-feira (06), às 17h
Classificação indicativa: 14 anos

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho