Cine Metrópolis recebe 1º Mostra de Cinema Negro da Ufes nesta quinta, 25

24/02/2016 - 11:32  •  Atualizado 26/02/2016 17:13

Na próxima quinta-feira, 25, o Cine Metrópolis receberá a 1º Mostra de Cinema Negro da Ufes. O evento, organizado pelo estudante e pesquisador Adriano Monteiro e pelo cineasta Délio Freire, é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufes (Neab) e vai oferecer entrada gratuita a toda a comunidade. Já na primeira sessão serão três filmes: La noire de… de Ousmane Sembene;  Punzi, de Wanuri Kahiu; e Oya - Rise of the Suporishas, de Nosa Igbinedion. Até o dia 28, domingo, serão exibidos ao todo 23 filmes.

Além das sessões, será organizada uma Oficina de Afrofuturismo e três mesas de debate. A Oficina está programada para os dias, 25 e 26, das 9 às 13 horas, será ministrada pela professora da Universidade Católica de Brasília (UCB) Kênia Freitas e oferece certificado. Os interessados devem chegar cedo, pois as inscrições serão feitas no local do evento.

Já as mesas de debate se dividem em três dias. A primeira, no dia 25, abordará a temática Cinema Africano e Cinema Brasileiro - Um Diálogo Possível? e será composta pelos professores Fábio Camarneiro e Alexandre Curtis, e pelo estudante da Guiné-Bissau, Ynnamileh Djonnu. A segunda, no dia 26, será sobre Cinema Negro Brasileiro e o negro no Cinema Brasileiro, com a presença do professor Noel Carvalho, do cineasta Edson Ferreira e da cineasta Viviane Ferreira, que em 2014 teve seu filme O Dia de Jerusa (2014) selecionado para uma mostra do Festival de Cannes. O curta será exibido na sessão do dia 26, a partir das 14 horas. A terceira mesa será no sábado, 27, sobre o tema Cinema Negro americano e sua influência mundial, com os cineastas Alexandre Buck e Délio Freitas, e as professoras Daniela Zanetti e  Kênia Freitas.

Valorização

Um dos principais objetivos da Mostra é promover a valorização da produção cinematográfica negra, destacando o ponto de vista do realizador. Para Adriano Monteiro, ela possibilita o contato com outras produções: “É importante para despertar a comunidade acadêmica e a sociedade capixaba para essas produções. Só para termos um exemplo, atualmente, a produção cinematográfica da Nigéria produz mais que Hollywood, cerca de mil filmes por ano. Precisamos conhecer mais sobre esses cinemas, sobre o sistema de produção e de distribuição desses filmes”, explica Adriano.

Délio Freitas também comentou sobre a atualidade da temática:  “É um tema pertinente e atual, basta lembrar o recente desabafo de Spike Lee a respeito da não indicação de profissionais negros em categorias relevantes do Oscar”.

A Mostra conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Ufes, do grupo de estudos Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT) e do Coletivo Negrada. “O público terá a oportunidade de ver na tela uma diversidade estética, étnica e cultural pouca vezes vista no cinema tradicional, que é fundamentalmente baseado num padrão estético eurocêntrico que tende negar todo tipo de diversidade” afirma Adriano.

Texto: Stefhani Paiva

Confira a programação completa (25 a 28 de fevereiro)

Quinta-feira (25/02)

Oficina Afrofuturismo no Cinema (às 9h)