Cine Metrópolis recebe o videoartista Lucas Parente em sessão especial

22/08/2016 - 18:22  •  Atualizado 23/08/2016 17:49

O Cine Metrópolis recebe nesta terça-feira, 23, o realizador e videoartista Lucas Parente para uma sessão especial, às 18 horas. No encontro, serão exibidas três de suas obras recentes: Absurdo (2016), Satan Satie ou Memórias de um Amnésico (2015) e Encarnado (2014). Além disso, será realizado um debate que propõe uma reflexão sobre as aproximações entre o filme-ensaio, a videoarte e o cinema.

Lucas Parente é formado em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre em cinema documentário pela Universidade Autônoma de Barcelona e em Filosofia pela Universidade Paris VIII (Vincennes em Saint-Denis). Além de escrever textos de ficção e de antropologia visual, produz filmes que atravessam diversos gêneros e formatos – videoarte, documentário experimental, cinema fantástico e filme-ensaio –, buscando traçar relações entre a teoria da comunicação, a história do urbanismo e a história das religiões.

O videoartista também tem realizado projetos em parceria com artistas e cineastas (Felipe Mourad, Juruna Mallon, Kiluanji Kia Henda, Lucía Santalices, Luísa Nóbrega, Rodrigo Brum). Dentre seus trabalhos se destacam Carta Número 1, vencedor do Prêmio Roman Gubern de Filme-Ensaio (2009), a videoinstalação A Bela e a Fera ou Uma Ferida Grande Demais realizada em parceria com André Parente e exposta no Museu de Arte do Rio (2014/15), e o média-metragem Satan Satie ou Memórias de um Amnésico, realizado em parceria com Juruna Mallon (2015).

Texto: Patrícia Garcia